Nunca tantas pessoas “comuns” – não astronautas – foram ao espaço como nestes últimos tempos: em setembro de 2021, a enfermeira Hayley Arceneaux, 30 anos, que venceu batalha contra o câncer aos 10 anos, fez uma viagem orbital de três dias e, um mês depois, o ator William Shatner, o eterno Capitão Kirk da série ‘Jornada nas estrelas’, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos, num passeio orbital de 10 minutos.
Primeira mulher brasileira a ir para a estratosfera
Jornalista apaixonada por turismo, Dina Barile, de 66 anos, já conheceu 139 países. Em novembro de 2015, tornou-se primeira brasileira a viajar para a estratosfera (a segunda camada mais próxima da Terra, situada entre 11 km e 50 km de altitude).
E até hoje, foi a única brasileira a realizar essa façanha. Para a viagem até a estratosfera, Dina precisou ir até a Rússia. Tudo foi organizado pela empresa do astronauta brasileiro Marcos Pontes. Dina foi a 16.700 metros da Terra, em um caça MIG 29. Fez diversas manobras de combate e foi submetida a uma força 7G (sete vezes o peso do seu corpo). No dia seguinte, realizou um voo em gravidade zero.
Para isso, se preparou durantes seis meses com uma médica especializada em esportes radicais, tomou vitaminas, passou por vários exames e fez academia (o que detesta). “Sou a primeira brasileira a fazer essa emocionante viagem. Levei a bandeira nacional comigo”, enfatizou Dina após o voo. “Sempre gostei de quebrar paradigmas. Quero estar à frente do meu tempo”, completou.
Abaixo, vídeo mostra algumas cenas do voo de Dina Barile.
Fonte: Spot Life
Fotos e vídeo: Dina Barile / Spot Life / arquivo pessoal
Mais sobre o assunto na internet
Veja Abril > Ciência
Viagem histórica: quatros civis vão ao espaço hoje em nave da SpaceX
Missão inédita tem como objetivo inspirar a humanidade a vencer desafios na Terra e no céu
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)