Estudos revelam que o treinamento auditivo associado à uma boa avaliação inicial, juntamente com uma avaliação do processo auditivo, gera grandes benefícios às pessoas que usam aparelhos auditivos.
A importância do treinamento auditivo é o tema desta entrevista (vídeo acima), realizada com a Fonoaudióloga Maiken Rinaldi, especialista em Processamento Auditivo Central do Espaço da Audição.
Adaptação ao aparelho auditivo
A fonoaudióloga explica a importância da adaptação do paciente ao aparelho auditivo e do acompanhamento do paciente em todo o seu trajeto com o uso do aparelho.
Segundo Maiken, o cérebro é responsável pela compreensão dos sons. Com a falta do estímulo prolongado, se a pessoa demora muito para buscar o auxílio, ela pode perder algumas percepções sonoras. “A gente não ouve apenas com os ouvidos, mas, também, com o cérebro”, completa.
Reabilitação auditiva
O treinamento auditivo é um procedimento de reabilitação auditiva, com o objetivo de melhorar a compreensão de fala, principalmente em situações de escuta difícil, como ambientes ruidosos ou quando se tem mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo.
Alzheimer
Durante a entrevista, destaquei o tema da Doença de Alzheimer e sua relação com a perda auditiva. “Estudos comprovam que se a pessoa tem uma perda auditiva e ela não é protetizada – ato de passar a usar um aparelho auditivo – adequadamente e não busca apoio, isso pode influenciar mais tarde na questão da memória”, explica Maiken.
Assista à entrevista completa clicando no vídeo acima.
Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto
G1 > Mundo > Notícias > Surdez em pessoas idosas
Surdez estaria ligada à demência entre as pessoas idosas
Pesquisa sugere que deficiência auditiva aumente o risco de Alzheimer. Cientistas americanos acompanharam pacientes por mais de dez anos
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)