desde 2014, o mês de novembro foi escolhido para conscientizar a população sobre o problema do zumbido no ouvido, ganhando o nome de Novembro Laranja, quando se realiza a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. O Dia Nacional de Conscientização do Zumbido acontece no dia 11 de novembro.
O zumbido atinge 20% da população, aproximadamente 40 milhões de pessoas no Brasil, com uma incidência maior até do que Alzheimer, asma e cegueira.
Doença ou sintoma?
“O zumbido é sintoma, não uma doença. É um sinal de alerta indicando que algo está errado no seu corpo”, destaca a fonoaudióloga Ariane Bonucci, em entrevista exclusiva ao Portal Terceira Idade. “Apesar de ocorrer por diversas causas, 90% delas estão ligadas à uma alteração auditiva”, completa.
Segundo Ariane, o zumbido é qualquer som que acontece na sua cabeça ou no seu ouvido que não tem uma fonte sonora externa.
Zumbido tem tratamento
O zumbido é tratável – se não completamente, pelo menos para atenuá-lo, para que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida – com aparelhos auditivos adequados tanto para quem tem perda como para quem não tem perda auditiva.
Assista à entrevista completa (duração: 10 min) clicando no vídeo acima.
Vídeo: Portal Terceira Idade
Ilustração: Image by Freepik
Mais sobre o assunto
Jornal da USP > Novembro Laranja (entrevista com áudio; dur: 12 min)
Novembro Laranja alerta sobre riscos e tratamento do zumbido
Com 40 milhões de afetados no Brasil, problema pode ser fruto de maus hábitos e sintoma de perda de audição
Abril Saúde > Medicina > Zumbido no ouvido
Zumbido no ouvido: por que surge e como tratar?
Esse ruído constante atrapalha bastante a qualidade de vida. Descubra o que ele pode indicar e como acabar com o problema
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)