Hoje, todos nós estamos cada vez mais conectados, lendo notícias, fazendo compras online e falando com nossos amigos e familiares pelo WhatsApp e Facebook.
Hoje, mais do que nunca, despendemos a maior parte do nosso tempo no computador e nos aplicativos dos smartphones – sem contar o tempo “já habitual” em frente à TV.
Mas e o antigo e tradicional hábito da leitura?… Antes da invenção de tudo isso, o que as pessoas costumavam fazer? Ler. Ler para si mesmo, ler para seus filhos e netos, ler para passar o tempo, ler para se informar ou para aprender algo. Isso ficou no passado…
Leitura e longevidade
Bem, e se alguém lhe dissesse que ler pode prolongar a sua vida? Parece estranho, mas é verdade. Uma pesquisa recente, publicada na revista ‘Social Science & Medicine’, afirma que a leitura de livros pode resultar em um tempo a mais de vida.
O estudo ‘A Chapter a Day’ (‘Um Capítulo por Dia’, em tradução livre), realizado pela Universidade de Michigan com 3.635 entrevistados com idade acima de 50 anos, mostrou que ler livros reduziu em 20% os riscos de mortalidade das pessoas que, por 12 anos, foram acompanhadas na pesquisa.
O estudo afirma que livros propiciam uma “leitura imersiva”, na qual o leitor consegue fazer conexões entre o que está sendo lido e o mundo ao redor e as possíveis aplicações do assunto lido na vida real. Vocabulário, concentração, pensamento crítico, empatia, comportamentos mais saudáveis e menos estresse: a melhora de todos esses processos cognitivos, no fim, pode levar a uma vida um pouco mais longa.
Brasileiro lê pouco
O brasileiro, em geral, tem opiniões um pouco diferentes sobre o assunto. Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, divulgada pelo Instituto Pró-livro e pelo Ibope Inteligência, apenas 24% dos entrevistados disseram gostar de ler livros no tempo livre.
Redes sociais, televisão, música, WhatsApp, tudo isso está na frente da leitura de livros no gosto dos brasileiros. A mesma porcentagem de pessoas, 24%, declarara gostar de ler jornais e revistas no tempo livre – outro tipo de leitura que também foi levado em conta na análise dos pesquisadores da Universidade Yale. Contudo, os resultados para os periódicos, mesmo ainda positivos, não foram tão expressivos.
E então? Qual o próximo livro que você vai ler?
Foto: Image by jcomp on Freepik
Mais sobre o assunto
Revista Galileu > Ciência > Notícias
7 provas de que ler faz bem para sua saúde
Pesquisas comprovam os benefícios da leitura para a saúde mental
Instituto Pró-Livro
Fomento à leitura e acesso ao livro a todos dos brasileiros
Conheça as edições da pesquisa e os projetos de leitura na Plataforma Pró-Livro
EBC > Agência Brasil > Ibope Inteligência
Ibope Inteligência: Últimas notícias
Confira as últimas notícias sobre leitura, comportamento, entre outras
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)