Em entrevista exclusiva concedida ao Portal Terceira Idade, Milton Cavalo, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), abordou diversos temas cruciais para o público da terceira idade. A conversa, realizada na sede da entidade no último dia 11 de abril, trouxe à tona questões fundamentais sobre saúde, envelhecimento ativo, lazer e políticas sociais voltadas para os idosos.
“Não nos preparamos para a aposentadoria, muito menos para envelhecer”
Cavalo ressaltou a importância do envelhecimento ativo, destacando que a entidade sempre teve como objetivo não apenas a luta por melhorias salariais, mas também a promoção de uma vida saudável e digna para os idosos. “Não nos preparamos para a aposentadoria, muito menos para envelhecer”, afirmou ele, enfatizando a necessidade de políticas e ações que abordem aspectos como saúde, lazer e inclusão social.
Cavalo, que está à frente da presidência da entidade desde agosto do ano passado, ressaltou o compromisso da instituição com a melhoria das condições de vida dos aposentados, pensionistas e idosos. Há 24 anos e com mais de 80 subsedes em todo o país, o Sindnapi trabalha nessa missão, buscando não apenas melhorias salariais, mas também qualidade de vida, saúde e bem-estar para seus associados.
Envelhecimento ativo
Um dos pontos destacados por Cavalo foi a importância do envelhecimento ativo, em consonância com a Década do Envelhecimento Saudável da ONU, que vai de 2021 a 2030. A entidade tem sido um dos protagonistas nesse movimento, promovendo atividades físicas, cursos e palestras que visam não só o entretenimento, mas também a manutenção da saúde física e emocional dos idosos. “Temos uma gama de serviços, como aulas de dança do ventre, violão e informática, para que possam aproveitar o melhor desta fase da vida”, enfatizou.
Envelhecimento urbano e rural
Além disso, o presidente do Sindnapi enfatizou a necessidade de políticas públicas que atendam às demandas específicas de cada região do Brasil. Em um país de dimensões continentais como o nosso, é crucial entender as diferentes realidades do envelhecimento urbano e rural, adaptando as políticas de acordo com as necessidades locais.
Acesso a medicamentos de uso contínuo
No que tange à saúde, Cavalo destacou a importância da prevenção e do acesso a medicamentos de uso contínuo. Nesse sentido, a entidade tem buscado ampliar a lista de medicamentos disponíveis na farmácia popular e promover parcerias que garantam benefícios para seus associados. “Estamos iniciando um programa de atendimento preventivo na área de saúde para os nossos associados”, revelou.
Soluções que garantam uma sociedade inclusiva
Outro ponto crucial abordado por Cavalo foi o desafio do financiamento da Previdência em um cenário de mudanças nas relações de trabalho e no perfil demográfico da população. Diante de um contexto de liberalização econômica, o presidente do Sindnapi alertou para a necessidade de discutir alternativas que garantam uma proteção social efetiva para os idosos, evitando a exclusão e a precarização das condições de vida. “Não adianta apenas privatizar, precisamos encontrar soluções que garantam uma sociedade inclusiva”, concluiu.
Foto: Portal Terceira Idade
Microfone: Image by xb100 on Freepik
Mais sobre o assunto
Sindnapi – Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
Proteção social aos aposentados do Brasil
Apoio jurídico, lazer, benefícios, hotéis com acessibilidade, descontos em supermercados e drogarias, entre outros
Vida Simples > Longevidade
A aposentadoria chegou? Sete conselhos para ter uma vida feliz
Aposentar-se é um convite para viver pela escolha autêntica, explorando quem você é além do trabalho – uma jornada de autodescoberta e realização
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)