É necessário levar em conta o homem de amanhã e para isso é preciso cuidar da educação física escolar, deixá-la interessante, para que a criança adquira o prazer e o hábito da atividade física e progressivamente se conscientizar da importância dessa prática.
Por isso a necessidade de existir uma atividade física continua voltada para a saúde, o esporte e o lazer. Não é só o exercício aeróbico, é preciso ter músculo, flexibilidade e força muscular, composição corporal e orientação nutricional.
Mas tudo isso deve ser um processo gradual para quando o indivíduo chegar a idade adulta ter consciência dos benefícios da atividade fisica.
Infelizmente, muitos adultos sofrem até hoje as conseqüências da falta de adeqüação de sua formação anterior no conhecimento dos benefícios dessa atividade para a saúde e o bem estar.
Porém nunca é tarde! Comece hoje mesmo, busque um espaço público, um parque, uma associação, caminhe, respire, dê uma alongada, ou apenas levante os braços. Mas não se esqueça de estar sempre com o acompanhamento de um profissional da área.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)