Uma inscrição na pirâmide de Gizé, a mais famosa das pirâmides, relata que os homens que a construíram comiam, quase que exclusivamente, cebolas. Eram escravos que, alimentados dessa maneira, apresentavam melhor performance física no trabalho e maior resistência à fadiga muscular.
Da mesma família do alho, ela é de origem asiática, mais precisamente da Sibéria e é cultivada desde a antiguidade.
Na cebola encontra-se uma das enzimas mais importantes do organismo: o selênio, que funciona como antioxidante, protegendo as membranas celulares contra possíveis agressões. É esta proteção que atua sobre o revestimento interno das paredes dos vasos sanguíneos, regulando ou até exterminando possíveis formações de coágulos, evitando enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais ou embolias pulmonares.
Propriedades curativas
A cebola possui outras propriedades curativas: purifica os intestinos, afasta bactérias e fungos, depura o sangue e o fígado de substâncias prejudiciais e aumenta a diurese. Ela conta com substâncias antibióticas, aumenta as defesas imunológicas, é antibacteriana e antiviral.
Segundo Chiang Sing, autor do livro “Nefertiti e os Mistérios Sagrados do Egito” (Editora Conhecimento, 352 pag), as cebolas adequadas para os tratamentos são as de casca avermelhada e devem ser comidas em jejum. Ele recomenda o consumo diário de meia cebola crua, porque, quando frita ou refogada, perde parte das características nutricionais. A medicina popular não é tão radical e administra cebola tanto crua quanto cozida para inúmeras doenças.
Dicas para o uso da cebola como tratamento de doenças
Tosse:
Para tosse, rouquidão e asma, cozinhe uma cebola em uma xícara de leite adoçado com mel. Beba todo o conteúdo e repita a operação três vezes ao dia.
Prisão de ventre:
Na prisão de ventre, cozinhe uma cebola em meio litro de água adoçada com mel, filtre o líquido e beba meia xícara de 12 em 12 horas.
Picadas de insetos:
Para evitar que picadas de insetos fiquem incomodando, friccione, logo após a mordida, uma cebola cortada ao meio.
São muitas as as utilidades da cebola. Você sempre encontrará uma forma de usá-la.
Por que a cebola faz a gente chorar?
Uma pergunta que todos fazem é por que a cebola faz a gente chorar quando a cortamos? É porque ela libera um ácido chamado ácido sulfúrico, que causa irritação nos olhos e provoca as lágrimas e também dá aquele cheiro característico muito forte.
E agora, que tal preparar uma receita, usando a cebola e ao mesmo tempo aproveitando as suas qualidades curativas?
Foto: Image by stockking on Freepik
Mais sobre o assunto na internet
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)