Terminou na tarde do último dia 28 de agosto a 1ª Olimpíada da Melhor Idade, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Durante três dias, 1.564 atletas – todos com idade superior a 45 anos – participaram das atividades.
No evento, que começou no dia 27 de agosto, na Ilha São João, foram disputadas as seguintes modalidades: atletismo, futebol soçaite, futsal, basquete, voleibol, natação, dama, xadrez, dominó, tranca, tênis de mesa, peteca e buraco.
“Atingimos todos os nossos objetivos que era de melhorar a auto-estima e a convivência social dos nossos alunos”, comentou o Secretário de Esportes, Daniel de Carvalho.
Segundo Daniel, o objetivo da olimpíada foi dar oportunidade aos competidores da 3ª idade para mostrar seu potencial. “A ideia é no próximo ano, envolver as outras cidades da região. O nosso objetivo é proporcionar a integração dos participantes e a inclusão da maior idade. A abertura foi um sucesso e estamos programando para ser um evento anual e talvez uma edição intermunicipal”, afirmou.
“Esses jogos são uma maneira de praticar esporte e também um momento de diversão. Eu estou me divertindo muito”, disse a dona de casa Lourdes Perete, 51 anos, uma das participantes das competições de câmbio e dominó.
O aposentado José Maria dos Reis Teodoro, 58 anos, era um dos outros empolgados no evento. Ele comentou que os jogos são de muita importância e que devem entrar para o calendário de eventos esportivos da cidade. “É uma ótima iniciativa, espero que os jogos se repitam. O esporte só aumenta o nosso humor”, disse.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)