Até pouco tempo atrás, as empresas se mostravam arredias em relação às pessoas de meia-idade, que eram consideradas como superadas e de baixa produtividade. No caso de idosos, a repulsa era maior ainda.
Os dados mais recentes do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma nova realidade. Hoje, o Brasil tem cerca de 22 milhões de idosos. Destes, 6,5 milhões (cerca de 30%) estão em plena atividade. Há 20 anos essa proporção era de 24% (Censo de 1991). Como explicar esse expressivo salto num grupo que, no passado, já havia parado de trabalhar?
Os idosos estão chegando ao mercado de trabalho com mais saúde, mais instrução e mais necessidade de trabalhar. Com a corrosão dos valores das aposentadorias e pensões, o trabalho se tornou indispensável para o seu sustento e para o de seus familiares, quando moram juntos. Na média, eles respondem por 55% da renda dos domicílios.
Os empregadores, em especial os do comércio e dos serviços, têm enaltecido as vantagens psicossociais e econômicas na contratação de idosos. A troca de experiências entre os mais novos e os mais velhos contribui para uma melhor produtividade nas empresas. Como o idoso carrega consigo uma experiência e uma bagagem de muitos anos de vida e de trabalho, ele tem muito a oferecer à empresa e aos seus colegas de trabalho mais jovens.
As barreiras para o trabalho dos idosos têm diminuído. Aparte a melhoria da saúde e da instrução, começam a surgir estímulos específicos, como é o caso de vários projetos de lei que buscam limitar a sua jornada de trabalho e do Estatuto do Idoso, que dá prioridade para a profissionalização e a reciclagem dos mais velhos. Essa lei estabelece ainda a idade como critério de desempate em concursos públicos.
O Portal Terceira Idade também têm contribuído para a inserção do idoso no mercado de trabalho. O Mural de Empregos e Vagas Oferecidas por Empresas, com centenas de postagens de busca e oferta de vagas emprego especialmente para esta faixa etária, ficou entre os 100 mais votados ao Prêmio TOPBLOG 2010, destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular e acadêmica, os blogs brasileiros mais populares.
E, para terminar, deixo aqui uma mensagem a todos os idosos do Brasil que ainda tem receio de procurar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Não tenham receio. Vocês sabem, mais do que ninguém, tudo o que vocês aprenderam e a experiência que adquiram ao longo da vida. Com certeza, vocês têm muito a oferecer e serem reconhecidos por isso. Afinal, o que envelhece é o corpo, a cabeça continua jovem como sempre!
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)