Quem já não se viu reclamando daquela pilha de folhetos de propaganda que chega junto com nossa correspondência, seja na portaria do seu edifício ou na caixinha de correio da sua residência? Não é um dado estatístico, mas imagino que, de cada 10 cartas que chegam, mais da metade é publicidade – que você, provavelmente, não solicitou…
O mundo “virtual”, a internet, parece que copiou este péssimo hábito – e em escala muito, muito maior, já que não há “custos” de correio para o envio.
Assim como no mundo real, boa educação e bom comportamento na internetfazem bem para nós e para quem recebe nossas correspondências, também. Veja, abaixo, algumas dicas para não incomodar – e não ser incomodado – no mundo “virtual”.
Como evitar ser incomodado na internet:
1 – Propagandas indesejadas: Sempre que receber um correio eletrônico indesejado, utilize as opções de ‘cancelar inscrição’, presentes nas mensagens de empresas sérias. Caso não seja uma empresa séria, classifique este e-mail como ‘lixo eletrônico’. Procure estas opções nas janelas de navegação da internet, assim, o correio será enviado para outro lugar que não a sua caixa postal.
2 – Pop-ups: Não caia na tentação de ‘clicar’ em ‘janelas’ que aparecem sem você pedir. Algumas janelas possuem instruções maliciosas e podem afetar o seu computador. Clique no “X” da janela para fechá-la rapidamente, ou utilize o botão “ESC” do seu teclado.
3 – Vírus: Sim, no mundo virtual também existem ‘vírus’. Assim como no mundo real você pode pegar uma gripe se ficar perto de alguém resfriado, a internet está repleta de vírus que podem danificar o seu computador. Utilize um antivírus. Existem vários que são gratuitos e funcionam bem. O AVG, Avast ou Symantec são alguns que eu já usei e recomendo.
4 – Remetentes desconhecidos: Não abra correios eletrônicos com apresentações, arquivos ou endereços de sites de remetentes que você não conhece. Se necessário, consulte a pessoa que enviou o correio para saber se foi ela mesmo que enviou e se você pode, então, confiar.
Para não incomodar:
1 – “Correntes”: Evite repassar correios eletrônicos que chamamos de “correntes”, aquelas mensagens que nos incentivam a retransmiti-las para outras pessoas. Elas geralmente não são lidas pelos seus amigos e a maioria ficará incomodada com ela. Procure filtrar o que recebe e re-envie apenas as que você considera mais interessantes ou importantes.
2 – Letras maiúsculas: Ao comentar notícias na internet, fale sobre o que pensa e defenda os seus valores, mas procure ser educado nas palavras que vai usar. Não utilize letras maiúsculas e muitas exclamações, pois PODE PARECER QUE VOCÊ ESTA GRITANDO!!!!!
3 – E-mail agradável e fácil de ser entendido: Ninguém gosta de abrir uma carta com dezenas de parágrafos escritos sem uma linha de intervalo entre eles, e, pior, sem um assunto claro, com começo, meio e fim.
Na hora de escrever um e-mail, seja para um amigo ou com propósito profissional, procure sintetizar de maneira curta e clara o título do e-mail(no campo ‘assunto’) para a pessoa saber, de imediato, do que se trata.
Seja resumido no seu texto – ninguém tem tempo, hoje em dia, para passar horas lendo um e-mail – tendo sempre em mente um ‘roteiro’ para o seu texto – começo, meio e fim – e intercale os parágrafos sempre com uma linha em branco.
Evite muitas abreviações – do tipo “vc” e “blza”, por exemplo – e, o principal, informe, na assinatura do e-mail, seu nome e telefones (endereços no MSN e/ou Skype, também), caso você queira que a pessoa retorne o seu contato sem ser por e-mail.
Caso tenha dúvidas, terei imenso prazer em responder suas perguntas. Clique no ‘fale com colunista’, acima. Obrigado, e até a próxima.
Gerente de Projetos da IBM Brasil, formado em Administração pela FASP (clique aqui para falar com o colunista)