“Será que eu posso revelar as minhas senhas de internet para meus amigos? Se eu ofender alguém no Facebook ou no WhatsApp sofrerei alguma consequência? E se alguém me ofendeu ou se passou por mim nas redes sociais, a quem posso recorrer?”
Estas são perguntas que muitos jovens – e, hoje em dia, milhares de pessoas com mais de 60 anos – se fazem todos os dias. Isso porque o público com mais de 60 anos já soma mais de 33 milhões pessoas, e 66% desse grupo usa a internet. Pesquisa do instituto Nielsen IBOPE aponta que o tempo de uso da internet entre os brasileiros com mais de 60 anos é 74,4% maior que entre os jovens.
Internet: use com moderação!
Preocupados com essa nova realidade, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e SaferNet Brasil, lançaram, em setembro de 2017, um guia que aborda os cuidados e responsabilidades no uso da internet que as pessoas com mais idade devem ter. O evento de lançamento do guia contou com a participação do Portal Terceira Idade (foto abaixo).
O guia “Internet com Responsa +60” responde a todas as perguntas acima e traz dezenas de recomendações sobre como usar a internet com segurança. Ele pode ser baixado no seu computador gratuitamente (clique na figura abaixo). Se desejar, você pode imprimir o guia em sua impressora para consultas futuras.
Foto: Old couple photo created by wayhomestudio – www.freepik.com
Ilustração: CGI/NIC br / divulgação
Mais sobre o assunto na internet
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)