
“Alô! Sim? Quem fala? Só um minuto, estou no WhatsApp.. Alô, alô! Só um segundo, me enviaram uma foto pelo Instagram… Alô! É você meu amor, tudo bem? Ôps, só mais um segundo, o celular está tocando… Então, querida, vamos sair? Um minutinho… Recebi uma mensagem no Face…
Uau! Que confusão… Este é só um pequeno retrato de como têm sido a nossa vida e relacionamentos nestes tempos modernos. Com a tecnologia a todo vapor, temos vários meios e aparelhos para nos comunicar e interagir, minuto a minuto, vinte e quatro horas por dia. Pode ser através de um smartphone, um notebook ou até mesmo um simples celular. E será que conseguimos falar, pesquisar ou mesmo postar algo que realmente vai fazer alguma diferença?
China, Amazônia…
Adoro a tecnologia e acredito que hoje, mais do que nunca, todas estas possibilidades de comunicação e informação tendem a criar uma sociedade mais democrática e nos aproximar cada vez mais uns dos outros. Podemos falar com alguém que está na China sem pagar nada e, ao mesmo tempo, mandar um e-mail pra Amazônia ou receber um WhatsApp em alguns minutos. Mas, se não pararmos pra pensar um pouquinho para quê e por quê estamos fazendo tudo isso, caímos no risco de banalizarmos completamente nossas relações e nosso conhecimento…
Bem, como acabou a bateria do meu celular, acho que vou procurar o “orelhão” mais próximo e ver se acho algum amigo em casa, pra convidá-lo para tomar um cafezinho e trocarmos algumas ideias sobre a vida e o mundo!
Ilustração: 3d emoji vector created by coolvector – www.freepik.com

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)