O Canadá apresenta um dos melhores indicadores sociais do mundo, desse modo, os índices de analfabetismo são baixos, assim como os de mortalidade infantil e natalidade. A população canadense está envelhecendo devido à baixa taxa de natalidade aliada à boa expectativa de vida (80 anos). O percentual de idosos é alto se comparado ao de outros países, aproximadamente 15% da população têm mais de 65 anos.
Um dos países que mais retorna os impostos arrecadados em forma de benefícios à sua população, o Canadá dedica mais de 60% da arrecadação à educação e saúde. Por ter um grande número de idosos em sua população, o governo do Canadá se preocupa muito com esta faixa etária, oferecendo inúmeros benefícios à terceira idade, que possibilitam um envelhecimento com ótima qualidade de vida, saúde e, principalmente, dignidade.
Uma das iniciativas do governo é a oferta de moradias especialmente voltadas à terceira idade. Com baixo custo mensal, o idoso tem a oportunidade de morar em condomínios com características específicas para esta faixa etária.
Em entrevista exclusiva, realizada no Canadá, o Portal conversou com Ginette Grisé (na foto 3 acima), coordenadora de um dos 8 condomínios para idosos na cidade de Laval mantidos pelo governo do Quebec (estado de língua francesa do Canadá).
Segundo Ginette, há vários condomínios privados para idosos, onde a mensalidade gira em torno de 3.000 dólares canadenses (algo em torno de 6.000 reais, ao câmbio atual). No entanto, nos condomínios mantidos pelo governo do Quebec, a mensalidade é, em média, de 1.200 reais. Pode parecer muito se compararmos com valores praticados no Brasil, no entanto, a aposentadoria mensal de um idoso no Canadá é de aproximadamente 2.400 reais, ou seja, um apartamento compartilhado por 2 pessoas chega a custar apenas 25% do rendimento conjunto do casal, algo em torno de 4.800 reais.
Estes condomínios oferecem várias atividades em grupo para os idosos, tais como festas, jogos e passeios, além de uma supervisão constante em casos de emergências médicas.
A maioria dos idosos residentes destes condomínios goza de boa saúde física. Em casos mais específicos, onde o idoso já não é mais autônomo, por exemplo, o governo oferece gratuitamente instituições e hospitais com cuidados especiais e constantes.
Bem, esperamos que, em breve, esta situação que vivenciamos de perto aqui no Canadá possa vir a se tornar uma realidade também no Brasil. Sempre é bom lembrar que todo cidadão que trabalhou e teve o dever de pagar seus impostos, tem o direito de receber de volta seus benefícios.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)