Como o ano passa rápido… As férias de julho estão quase acabando e o segundo semestre já anuncia a volta às aulas!
O texto acima parece uma notícia para os adolescentes… Mas, como você já tem visto no Portal Terceira Idade todos os anos, a “moçada” da 3ª idade também vai à escola, tanto os que não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovens, bem como os que concluíram seus cursos, mas querem retomar os estudos e complementar seus conhecimentos.
E, para quem quer pegar o caderno novo e entrar na turma, boas novas!
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP acaba de lançar o novo catálogo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que traz informações sobre as atividades oferecidas pela Universidade de São Paulo à terceira idade no segundo semestre de 2013.
Os idosos podem participar de disciplinas dos cursos de graduação e de atividades físicas e culturais que acontecem nos campi da USP nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos (o catálogo está disponível para download gratuito; veja em “mais sobre o assunto”, no final da matéria).
Neste segundo semestre, o programa disponibiliza um total de 4.488 vagas em 480 atividades para a terceira idade, número 30% maior do que no primeiro semestre deste ano, 322. História da Arte, Música Popular Brasileira, Literatura Japonesa, Princípios de Administração, Economia, Introdução à Astronomia, Noções de Estatística e Educação Física na Terceira Idade são alguns exemplos de disciplinas que os idosos poderão cursar junto com os alunos de graduação da USP. Para esses cursos, as inscrições têm início no dia 29 de julho e seguem até o dia 9 de agosto.
Há ainda atividades específicas voltadas para a terceira idade. Em São Paulo, a Faculdade de Medicina da USP promove, durante todo o semestre, um ciclo de palestras sobre cuidados com a saúde e envelhecimento. Financiamento bancário para idosos e previdência são alguns dos temas em debate na Faculdade de Economia e Administração.
No interior do estado, os idosos podem participar de oficinas de artesanato, pintura e dança em Bauru, cursos de inglês, dança e informática em Lorena, noções de direito, vôlei e ioga em Ribeirão Preto e aulas de canto, viola caipira, artes marciais e ginástica laboral em Pirassununga.
Tendo escolhido o curso, é importante que o idoso siga as informações de data, horário e local de inscrição em que é oferecida a atividade, pois as vagas são limitadas. As atividades são todas gratuitas e para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências das disciplinas. Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Em 20 anos de Universidade Aberta à Terceira Idade, mais de 100 mil alunos já passaram pela Universidade de São Paulo. O objetivo é promover conhecimento nas áreas de interesse dos idosos e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações.
Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)