“Puxa, ele anda meio deprimido ultimamente…” Todos nós usamos muito a palavra ‘depressão’ em várias ocasiões do nosso dia a dia – quando estamos ansiosos, com insônia, solidão, tédio… –, sem pensar muito no seu real significado. Mas, afinal, o que é depressão?
A depressão é uma doença comum em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa mundial é de 350 milhões de pessoas afetadas – no Brasil, país com maior prevalência de depressão da América Latina, ela atinge 11,5 milhões de pessoas. Os números também mostram que mais mulheres são afetadas pela depressão que os homens.
De acordo com a OMS, a depressão pode ocorrer com qualquer um. Pessoas de todas as idades, de todos os lugares do mundo, de todas as condições sociais, de todos os ambientes familiares, de todas as raças e gêneros podem passar por algum episódio em algum momento da vida.
Impacto na vida diária
A depressão causa intensa angústia e tem impacto na vida diária. Até as tarefas mais simples, como escovar os dentes, podem ser um peso para quem está passando pelo episódio. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Quando de longa duração, a depressão pode se tornar uma séria condição de saúde (confira os sintomas da doença nas matérias da série especial do Portal deste mês).
Preconceito

A depressão pode ser prevenida e tratada. Um melhor entendimento do que é a doença e como pode ser prevenida vai ajudar a reduzir o estigma e mais pessoas vão procurar ajuda. Porém, o preconceito com doenças mentais, incluindo a depressão, é uma barreira no mundo inteiro para que pessoas busquem tratamento. Falar sobre a condição, seja com um membro da família, amigo, um profissional – ou ainda, em grupos maiores, como a escola, o lugar do trabalho ou na mídia, ajuda a quebrar o estigma.
O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a data com uma campanha sobre depressão.
Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português; figura ao lado), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.
Especial Portal: #DepressãoVamosConversar
O Portal Terceira Idade promove este mês um editorial especial sobre ‘Depressão’ – em paralelo com a campanha “Let’s talk” da OMS –, com uma série de artigos sobre: alimentação, exercícios físicos, acupuntura, sexualidade na 3ª idade, grupos de atividades, cuidadores voluntários, entre outros.
Todos os internautas estão convidados a participar do ‘Canal de dúvidas sobre Depressão’, que está sendo lançado esta semana, coordenado pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) (confira na série especial do Portal deste mês).
Fotos/ilustrações: Organização Mundial da Saúde (OMS) / divulgação

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)