muitas pessoas mais velhas moram sozinhas – ou moram conosco, mas ficam sozinhas por algumas horas por dia quando nos ausentamos. Algumas tem mobilidade suficiente para serem independentes e ir e vir aos lugares que desejam – um cinema, supermercado, um shopping –, cozinhar e preparar suas refeições, alimentar-se sem ajuda, ir ao banheiro sozinhas, tomar banho, enfim, todas as atividades que nós fazemos normalmente todos os dias.
Mas, para uma parcela desta população, cuidar-se torna-se uma tarefa difícil – ao passarem mal ou sofrerem um acidente doméstico, muitas vezes não têm a quem recorrer. Sem contar com a parte mais importante: a necessidade de atenção, carinho e respeito.
“Que tal doar algumas horas do nosso dia para quem precisa?”
Esse é o lema da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal Terceira Idade, idealizada a partir de um relato enviado por uma internauta do Portal contando o descaso de um órgão público para com uma senhora de 82 anos que sofreu uma grave queda.
Desde 2008, a internauta Anísia Spezia, hoje com 69 anos, coordena o Mural de Cuidadores Voluntários, hoje com mais de 3 mil voluntários cadastrados de vários estados do Brasil.
Todos nós temos um vizinho, um amigo, um parente, ou mesmo alguém que não conhecemos, que precisa de nossa ajuda. Que tal doarmos algumas horas do nosso dia para quem precisa?
Se você deseja oferecer-se para ajudar alguém, ou está buscando por um cuidador voluntário, clique aqui ou na figura ao lado.
Ceia de Natal!
Na época do Natal, a campanha de cuidadores voluntários “veste o gorrinho” e assume o nome “Seja um Papai Noel Voluntário: Convide um idoso para sua Ceia de Natal!”, incentivando as pessoas a convidarem um idoso para sua Ceia de Natal – seja da família, um vizinho ou alguém que você sabe que não irá ter companhia nesta data tão significativa do ano.
Parafraseando o ditado de um conhecido sábio que viveu há 2 mil anos: “Faça pelos outros o que você gostaria que fizessem por você!”
Fotos/ilustrações: arquivo pessoal / divulgação
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)