oCanadá é um dos países que mais se preocupa com a saúde e qualidade de vida de seus cidadãos, em particular com os mais idosos.
Quem visita o Canadá pode ver isso de perto, desde em pequenas ações – como o respeito dado a pessoas com mais idade nas ruas, no comércio e no mercado de trabalho – e, principalmente, em termos de cuidados e moradia – com residenciais para idosos, públicos e privados, que oferecem condições dignas e com ótimo convívio social (ver matéria especial ‘Portal visita o Canadá’ em ‘mais sobre o assunto’, abaixo).
Mudando a cultura do envelhecimento
“A mudança cultural é uma jornada contínua que inclui reexaminar valores, crenças, atitudes, linguagem, práticas e políticas de trabalho para implementar todos os esforços necessários para transformar a cultura em uma comunidade onde todos prosperem.”
Esta é a proposta da terceira edição do “Walk with Me – Changing the culture of aging in Canada” (Caminhando Juntos – Mudando a cultura do envelhecimento no Canadá, numa tradução livre), que aconteceu em Niagara Falls (Ontário, Canadá) entre os dias 5 e 6 de março.
O objetivo da conferência foi reunir mais de 500 pessoas relacionadas com o assunto, entre idosos, familiares, profissionais, educadores, formuladores de políticas, estudantes e pesquisadores, para debaterem sobre como apoiar a mudança da cultura de envelhecimento no Canadá.
Existem muitas iniciativas e projetos interessantes no Canadá que estão mudando a cultura do envelhecimento de forma significativa e positiva. O “Walk with Me 2018” tem como objetivo acelerar e dar perfil a esse movimento social.
A conferência foi co-organizada pelo Instituto de Pesquisa da Universidade Schlegel-Universidade de Waterloo para o Envelhecimento (RIA) e Fundação CapitalCare, em colaboração com muitos parceiros de planejamento de todo o país. O Portal Terceira Idade acompanhou todo o evento.
Fotos/ilustrações: divulgação
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)