
linguagem (do Dicionário Michaelis): “Conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados, de que se serve o homem para exprimir suas ideias e sentimentos”.
Desde os primórdios da humanidade – quando passamos a ser designados de “Homo sapiens” – o homem desenvolveu seu cérebro e sua capacidade de pensar, passando a sentir a necessidade de se comunicar, usando desenhos rudimentares em suas cavernas, ilustrando seu dia a dia, até o posterior desenvolvimento da fala mais complexa e da escrita.
Conexões cerebrais em diferentes faixas etárias
Um projeto de estudo do cérebro humano, fruto de uma colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Toronto (Canadá), está avaliando as conexões cerebrais – especialmente as regiões da linguagem – em quatro diferentes grupos:
– Idosos (60 a 80 anos) – baixa escolaridade – máximo 5 anos de educação formal;
– Idosos (60 a 80 anos) – alta escolaridade – mínimo 15 anos de educação formal;
– Adultos jovens (18 a 30 anos) – baixa escolaridade – máximo 5 anos de educação formal;
– Adultos jovens (18 a 30 anos) – alta escolaridade – mínimo 15 anos de educação formal.
Venha estudar seu cérebro
Se você tem idade entre 60 e 80 anos e quer ser um voluntário do estudo “Avaliação da robustez da conectividade funcional do cérebro em diferentes culturas, níveis educacionais e idades”, entre em contato com a equipe do projeto (saiba como em ‘mais sobre o assunto’, abaixo).
Sua participação será de grande contribuição para o estudo!
Fotos/ilustrações: divulgação

Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)