sábado, 1 abril 2023
Destaques
“Férias lembram muito a nossa infância…”
“Internet com Responsa +60” mostra como se proteger...
Um bom sono e uma boa alimentação andam...
Receita de Ovos de Páscoa Trufados
Os vários olhares sobre o envelhecimento
Musculação depois dos 60?
Cuide bem da sua imunidade: seu corpo agradece!
“Carregar uma mochila para a escola sempre foi...
Sua atitude em relação ao envelhecimento pode adicionar...
Para chegar aos 100 anos, estilo de vida...
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Parcerias
Portal Terceira Idade
banner pague menos nov 2022banner Piracanjuba 01 20220705
Portal Terceira Idade
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
    • Arte e Cultura
      • Cinema
    • Beleza e Comportamento
    • Saúde e Bem-Estar
      • Alzheimer
      • Atividade Física
      • Audição
        • Espaço da Audição
      • Nutrição
        • Piracanjuba – Gostamos de fazer bem o que te faz bem!
      • Odontologia
      • Acupuntura
      • Fisioterapia
      • Gerontologia
      • Ginecologia
      • Hipertensão
      • Longevidade
      • Oftalmologia
      • Psicologia e Psiquiatria
      • Pague Menos – Saúde e Bem-Estar 50+
    • Direitos na 3ª Idade
    • Turismo
      • CVC Viagens
    • Sexualidade na 3ª Idade
    • Cidadania
      • Responsabilidade Social
    • Opinião
    • Ciência e Tecnologia
      • Internet e Informática
    • Economia
    • Educação
    • Meio Ambiente
    • Reflexão
      • Vale a pena ver de novo…
      • Minuto de reflexão
      • Vídeo Arte
      • Você já riu hoje?
    • “Sem medo de envelhecer” Galeria
    • Todas as categorias
  • Agenda Cultural
    • Cursos e Atividades
    • Shows e Eventos
  • Colunistas
  • Contato
  • Fale com Advogados
  • Parceiros
  • Sobre Nós
foto colunas
Pesquisa mostra que o cálcio proveniente de algas marinhas, de origem vegetal, é 96% absorvido pelo corpo, contra 67% do cálcio da dolomita, de origem mineral; e 61% do cálcio de ostra, de origem animal

os minerais são tão fundamentais para o nosso organismo quanto as próprias vitaminas e proteínas. O cálcio, por exemplo, é um nutriente fundamental para manter os ossos fortes por toda a vida, além de ter papel de destaque em outras funções vitais, como as batidas do coração.

O ritmo de vida corrido das grandes cidades e o alto consumo de alimentos processados e industrializados contribuem para uma alimentação acidificante que “rouba” o cálcio do organismo. Por isso, manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada são excelentes maneiras de obter os minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Isso, no entanto, não é suficiente.

Suplementação de minerais: uma forte aliada à saúde

O estudo ‘Concentrações de Cálcio e de Magnésio em Alguns Alimentos Consumidos no Brasil’, feito por Kátia Silva Ferreira, nutricionista da Universidade Estadual do Norte Fluminense, concluiu que “os alimentos de origem vegetal, como tubérculos e raízes, com poucas exceções, apresentam teores de cálcio e de magnésio correspondentes a somente 10%, ou menos, da ingestão diária recomendada (IDR) para o ser humano”. Portanto, do ponto de vista nutricional, esses alimentos oferecem quantidades insuficientes de cálcio e outros minerais, mesmo em uma alimentação rica.

Deste modo, a suplementação de cálcio e demais minerais surge como uma forte aliada à saúde. O médico endocrinologista e geriatra Jorge Jamili recomenda o consumo de suplemento de cálcio ao longo de toda a vida, uma vez que 90% dos ossos têm sua formação concluída na adolescência, e, a partir dos 35 anos, a perda do cálcio se torna mais intensa, levando a uma redução de até 8% da massa óssea a cada década. “Para as mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70, a dose diária recomendada é de 1.000 mg/dia. Mulheres com mais de 50 anos e homens acima de 70 requerem 1.200 mg/dia”, diz o especialista.

Atenção necessária

Mas é preciso estar atento quanto à origem desse cálcio. Um estudo alemão mostrou que pessoas que tomam suplemento de cálcio têm 86% mais chances de apresentarem problemas cardíacos devido ao depósito nas artérias dos resíduos não absorvidos ou eliminados.

“A suplementação é fundamental, mas é preciso cuidado! A maioria dos suplementos à venda no mercado traz o cálcio sintético ou cálcio de ostra, de origem animal. São produtos mais baratos e muito consumidos, que podem causar riscos à saúde sem que as pessoas saibam disso. Cálcio e outros minerais isolados inorgânicos, moleculares ou quelados podem provocar alergias e eventuais depósitos nas artérias e articulações”, explica o químico José Celso Guimarães, responsável técnico da Phosther Algamar.

Alguns médicos vêm até mesmo desencorajando a suplementação de cálcio por causa dos riscos cardíacos, ocasionados pelo depósito nas artérias dos resíduos não absorvidos pelo organismo.

Algas marinhas

A boa notícia é que existe uma alternativa saudável para a suplementação de cálcio e outros minerais, que é procedente das algas marinhas. Essa fonte de cálcio, ainda não muito conhecida, é 100% natural, não traz riscos à saúde e ainda tem maior poder de absorção no organismo.

Um outro estudo, este publicado na revista científica Agro-Food-Industry Hi-Tech, na França, comprovou os diferentes graus de absorção de cálcio, a partir de variadas fontes. A pesquisa mostrou que o cálcio proveniente de algas marinhas, de origem vegetal, é 96% absorvido pelo corpo, contra 67% do cálcio da dolomita, de origem mineral; e 61% do cálcio de ostra, de origem animal.

“Há no mercado diversos tipos de suplementos de cálcio de origem animal, mineral, sintético e vegetal. Este último é extraído das algas e, por ser um repositor natural, é o único que oferece segurança à saúde porque seus elementos são organizados harmonicamente pela própria alga sem que haja conflito, sendo absorvido em sua quase totalidade pelo organismo”, explica Dr. Jorge Jamili.

Vitalidade não causa efeitos nocivos à saúde

Produzido no Brasil, o Vitalidade é um suplemento multimineral 100% natural, feito à base de algas marinhas que tem em sua composição 74 minerais, como cálcio, magnésio, manganês, cromo, zinco, ferro, cobre, entre outros necessários para prevenir doenças e manter o organismo saudável. Seu diferencial com relação aos outros suplementos é que ele não causa efeitos nocivos à saúde, pois, por ser de origem vegetal, possui altíssimo grau de absorção (90%) e biodisponibilidade no organismo (capacidade de integração dos minerais ao sistema do corpo humano), reduzindo assim os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos ao não produzir resíduos ou depósitos nas artérias.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comprovou que o Vitalidade, além de diversos minerais em sua composição, tem também a presença de polissacarídeos, que auxiliam no combate aos processos inflamatórios.

Fotos/ilustrações: divulgação

Sobre o Autor

Jo Tozzatti

Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)

See author's posts

60+idososaúde
0 Comentário
0
FacebookTwitterEmail

Deixe um comentário Cancelar resposta

Salve meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

artigo anterior
No Dia dos Avós, vale lembrar que cuidados específicos são fundamentais para envelhecer de forma saudável
próximo artigo
Suplemento à base de algas marinhas ajuda a prevenir a gripe

Você também pode gostar de ler

Saúde Oral é Importante para a Saúde Geral...

Medicamentos e stress podem afetar a saúde bucal...

Minerais essenciais para obter qualidade de vida

Dores nas “juntas”…

Peru e Panetone: dois “convidados” que não podem...

Hipotireoidismo

Hálux Valgo, popularmente chamado de “joanete”

Atividade física junto à natureza faz bem para...

“Será que eu posso tomar esse remédio com...

Todos nós já ouvimos, quando crianças, nossa mãe...

Facebook
  • Artigos (1.152)
    • Arte e Cultura (254)
      • Livros (4)
      • Poesia (1)
    • Beleza e Comportamento (24)
    • Cidadania (143)
    • Ciência e Tecnologia (24)
    • Cinema (38)
    • Direitos na 3ª Idade (69)
    • Economia (24)
      • Empreendedorismo 60+ (1)
    • Educação (15)
    • Entrevistas (44)
    • Internet e Informática (22)
    • Meio Ambiente (44)
    • Reflexão (44)
    • Responsabilidade Social (15)
    • Saúde e Bem-Estar (548)
      • Acupuntura (18)
      • Alimentação (136)
      • Alzheimer (40)
      • Atividade Física (116)
      • Audição (19)
      • Dança (4)
      • Fisioterapia (20)
      • Geriatria (31)
        • Cuidador de idosos (1)
      • Gerontologia (34)
      • Ginecologia (1)
      • Hipertensão (12)
      • Longevidade (70)
      • Nutrição (69)
        • Nutren Senior Saúde 50+ Artigos (11)
        • Piracanjuba – Gostamos de fazer bem o que te faz bem! (28)
        • Receitas (34)
      • Odontologia (21)
      • Oftalmologia (5)
      • Osteoporose (6)
      • Pague Menos – Saúde e Bem-Estar 50+ (16)
      • Psicologia e Psiquiatria (43)
      • Sono (3)
    • Sexualidade na 3ª Idade (20)
    • Viagens e Lazer (20)
      • CVC Viagens (11)
  • Notícias (912)
  • Opinião (290)
  • Um minuto (40)
    • Minuto de reflexão (11)
    • Vale a pena ver de novo… (17)
    • Vídeo Arte (5)
    • Você já riu hoje? (8)
  • Uncategorized (65)
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
Footer Logo
  • Home
  • Sobre nós
  • Contato
  • Parcerias


Portal Terceira Idade
®, lançado em 11/01/2006, é uma realização da

Associação Cultural Cidadão Brasil®,
organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1984

Criação, Desenvolvimento, Web Design e TI

Auika - Web & Graphic Design

Programação
Rodrigo Ferraz Souza
Gênio precoce, sem o qual esta nova versão do site não seria possível

Cidadão Brasil
, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, Idoso Eu Respeito e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil®

2006-2023 ©Todos os direitos reservados

“Se nossos sonhos não fossem maiores que a nossa realidade, ainda estaríamos morando em cavernas”
(Marcelo Gleiser, físico e astrônomo)


De volta ao topo
Portal Terceira Idade
  • Home
  • Notícias
  • Artigos
    • Arte e Cultura
      • Cinema
    • Beleza e Comportamento
    • Saúde e Bem-Estar
      • Alzheimer
      • Atividade Física
      • Audição
        • Espaço da Audição
      • Nutrição
        • Piracanjuba – Gostamos de fazer bem o que te faz bem!
      • Odontologia
      • Acupuntura
      • Fisioterapia
      • Gerontologia
      • Ginecologia
      • Hipertensão
      • Longevidade
      • Oftalmologia
      • Psicologia e Psiquiatria
      • Pague Menos – Saúde e Bem-Estar 50+
    • Direitos na 3ª Idade
    • Turismo
      • CVC Viagens
    • Sexualidade na 3ª Idade
    • Cidadania
      • Responsabilidade Social
    • Opinião
    • Ciência e Tecnologia
      • Internet e Informática
    • Economia
    • Educação
    • Meio Ambiente
    • Reflexão
      • Vale a pena ver de novo…
      • Minuto de reflexão
      • Vídeo Arte
      • Você já riu hoje?
    • “Sem medo de envelhecer” Galeria
    • Todas as categorias
  • Agenda Cultural
    • Cursos e Atividades
    • Shows e Eventos
  • Colunistas
  • Contato
  • Fale com Advogados
  • Parceiros
  • Sobre Nós