como você enxerga seus próximos anos de vida? Muitas pessoas ainda acreditam que perder a visão é uma consequência natural do envelhecimento… NÃO é não! Envelhecer pode, sim, aumentar as chances de desenvolvermos algumas doenças, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que trazem riscos à saúde ocular.
como você enxerga seus próximos anos de vida? Muitas pessoas ainda acreditam que perder a visão é uma consequência natural do envelhecimento… NÃO é não! Envelhecer pode, sim, aumentar as chances de desenvolvermos algumas doenças, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que trazem riscos à saúde ocular.
Mas perder a visão não deve ser encarado com naturalidade em nenhuma fase da vida, já que hoje existem diversas formas para combater as doenças da visão e continuar enxergando o que a vida tem de melhor! Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% das deficiências visuais poderiam ser prevenidas e até curadas. Mas, para isso, alguns cuidados são essenciais!
Dicas para uma visão saudável
Separamos aqui 5 dicas que te ajudarão a continuar com uma visão saudável:
1.Visite um oftalmologista especialista em retina anualmente! Todas as pessoas, independentemente da idade, devem monitorar a saúde ocular e devem passar a adotar medidas preventivas simples como consultar um oftalmologista especialista em retina (retinólogo) anualmente a partir dos 50 anos de idade. Se esse especialista identificar qualquer alteração na retina ou na mácula de forma precoce, com tratamento, os riscos da perda de visão diminuem muito. Em alguns casos, é até possível recuperar parte da visão perdida. Vale a pena, não é mesmo?
2.Previna-se: faça o autoexame em casa! Existe um jeito simples de avaliar a visão, em casa mesmo, com a ajuda do quadro abaixo, chamado ‘Tela de Amsler’. Essa é uma forma de identificar alterações na retina e seus sintomas iniciais, como o da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Mas atenção: o autoexame não substitui a visita anual ao oftalmologista especialista em retina (nossa primeira dica ali em cima!).
Como fazer o autoexame?
– Posicione a tela abaixo a cerca de 40 cm de seu rosto;
– Use seus óculos de leitura normalmente;
– Coloque sua mão sobre um olho e olhe para a grade com o outro;
– Todas as linhas, tanto as verticais quanto as horizontais, devem estar visíveis, retas e completas.
Faça a si mesmo as seguintes questões:
– Alguma das linhas está ondulada?
– Alguma das linhas está borrada ou faltando?
– Alguma das caixas está distorcida ou faltando?
Se você respondeu ‘sim’ a alguma dessas perguntas, agende agora mesmo uma consulta com um oftalmologista especialista em retina. Não ignore nenhuma alteração – elas não melhoram ou desaparecem sozinhas… A perda de visão não é natural e tem tratamento.
3.Alimentação pode fazer a diferença! Pessoas que têm uma dieta rica em frutas e vegetais – principalmente vegetais folhosos verdes escuros – têm menor risco de desenvolver a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), assim como quem come peixe regularmente (três vezes por semana). Já quem come uma grande quantidade de gorduras saturadas têm maior risco de desenvolver a doença. De qual estatística você quer fazer parte?
4.Atenção redobrada à visão central: as manifestações características da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ocorrem no centro da visão. Inicialmente, há distorção da visão central e, com o tempo e a progressão da doença, esse embaralhamento torna-se um borrão preto, uma mancha escura em tudo o que vemos. Por isso, fique atento aos primeiros sinais da doença. Não espere que ela evolua para buscar ajuda!
5.Envolva a sua família nos cuidados com a visão! Ao envolver sua família nos cuidados com a sua visão você estará fazendo um alerta para que todos mantenham a saúde em dia! A idade não é o único fator que aumenta os riscos à saúde ocular. Pessoas com diabetes, por exemplo, também têm risco aumentado de desenvolver doenças na retina que podem levar à cegueira, se não tratadas e diagnosticadas de forma precoce. É o caso do Edema Macular Diabético e a Retinopatia Diabética. Por isso, ao conversar com as pessoas queridas sobre a sua visão, você estará na verdade fazendo um alerta, para que eles também mantenham a saúde em dia! O que você está esperando? Ligue para as pessoas queridas e compartilhe essa notícia!
Para saber mais, consulte os links abaixo.
Fotos: iStock / divulgação
Fonte: S2Publicom
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)