se você é do tipo que chega em casa e já vai direto à mesa fazer a refeição, ou sai do trabalho na hora do almoço e, ao chegar ao restaurante, já senta à mesa e pega nos talheres, bom, então você é um forte candidato a estar ingerindo vírus, fungos e bactérias junto com a comida do seu prato.
Lavar as mãos antes das refeições não é só uma questão de etiqueta e educação. É, principalmente, uma questão de preservação da sua saúde. A maioria das pessoas sabe que a higiene das mãos é a melhor maneira de evitar doenças. Mas será que lavam corretamente as mãos?
Passar uma água rapidamente não cumpre o objetivo. Lavar as mãos é um ato simples, muitas vezes desprezado. A higiene das mãos é muito importante na prevenção da disseminação de infecções. Vírus, fungos, bactérias e outros microorganismos são seres tão minúsculos que não vemos a olho nu.
O vírus do resfriado pode passar da mão da pessoa com coriza, que secou o nariz, para as mãos de outra, que também será infectada. Basta que se dêem ou apertem as mãos. Isso prova que nossas mãos são veículo para a transmissão de infecções e bactérias.
Ao longo do dia, as mãos podem acumular microorganismos patogênicos. A não lavagem das mãos constitui um importante modo de auto-infecção, ao tocar-nos com as mãos contaminadas nos olhos, nariz ou boca.
Aqui vão algumas dicas para garantir mais saúde através da limpeza correta das mãos.
Quando devemos lavar as mãos?
– Após utilizar o banheiro;
– Antes de se alimentar;
– Antes de preparar ou mexer em alimentos;
– Após assoar o nariz;
– Após tocar em dinheiro;
– Após ter lidado com animais e pessoas doentes;
– Antes de pegar em bebês e ao chegar em casa;
– Quando sentir necessidade e sentir que as mãos estão sujas ou úmidas.
Para fazer uma boa higiene das mãos, siga estas instruções: Lavar por, no mínimo, 15 segundos, com água corrente e sabão, esfregando o dorso e a palma das mãos, sem esquecer as unhas. Temos hoje no mercado muitos produtos que higienizam as mãos em forma de álcool gel e outros com muitas fragrâncias agradáveis.
Não esqueça de lavar as mãos, porque pode ser que algum problema de saúde que você já teve pode ter sido transmitido pelas suas mãos. Essa é considerada a forma mais simples de prevenir doenças.
Foto/ilustração: divulgação
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)