Independente da sua rotina, o café da manhã, primeira refeição do dia, merece atenção. A correria do cotidiano, muitas vezes, diminui nosso tempo pela manhã, fazendo-nos deixar de lado essa refeição tão importante. Porém, estudos mostram o quanto essa prática pode ser perigosa. Veja os motivos para nunca mais abrir mão do seu café da manhã e algumas dicas do que consumir nele.
Benefícios do café da manhã
Consumir diariamente café da manhã é considerado como um hábito saudável. Ele é a primeira refeição do dia, sendo feita após o mais longo período de jejum, que é quando dormimos. Além disso, hoje, parece haver um reconhecimento universal que o café da manhã deve desempenhar um papel significativo para ajudar as pessoas a terem uma saúde alimentar equilibrada.
Os especialistas citam diversas dicas para que o café da manhã seja o mais nutritivo possível. Isto pois, o café da manhã deve ser responsável pelo consumo de algumas ou todas as porções diárias dos 3 grupos alimentares, tais como:
- Reguladores: são alimentos que auxiliam no equilíbrio das funções do corpo, tais como: frutas ou suco de frutas;
- Construtores: são alimentos que participam da construção dos nossos tecidos e células, exemplos: leite, iogurte e queijos;
- Energéticos: são alimentos que dão energia para o corpo, tais como: cereais, pães, torradas, biscoitos e muitos outros.
Combinação prática para o café da manhã
No Brasil, existem alimentos capazes de suprir essas recomendações descritas acima, que se encaixam perfeitamente na refeição matinal. Temos o hábito de consumir leite e pão com manteiga ou margarina.
Porém, podemos completar nosso café da manhã incrementando com outros alimentos, veja as dicas abaixo:
Seguir essas sugestões pode contribuir para o consumo adequado de alimentos e dos nutrientes necessários para saúde, além de diminuir problemas de sobrepeso e obesidade e melhorar o rendimento escolar, principalmente em crianças e adolescentes.
Não abra mão desta refeição!
Apesar de tão benéfico, estudos apontam que a frequência do consumo de café da manhã diminuiu nas últimas décadas. Essa tendência pode trazer efeitos negativos para a saúde da população. Pesquisas mostram que um destes efeitos é o problema na cognição. Por exemplo, o consumo habitual de café da manhã está associado a melhor desempenho cognitivo e acadêmico.
Por isso, não abra mão do café da manhã como a primeira e mais completa refeição do seu dia. Já que esta refeição requer diferentes grupos alimentares, que tal começar a usar a criatividade para montar menus divertidos para a família? Porém, se você for daqueles com o dia corrido, usar as dicas dadas acima já garantirá energia e nutrientes para todo o dia.
Fonte: Piracanjuba
Foto: Image by DCStudio on Freepik
Ilustração: Piracanjuba
Mais sobre o assunto
Piracanjuba > Nutrição/Dicas
5 dicas para incluir mais proteínas na sua alimentação
Elas ajudam na manutenção da massa muscular, na regulação da fome e da saciedade, além de serem fundamentais para a formação das células do sangue e do sistema imune
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)
1 Comentário
Realmente muito bom mesmo,manter o corpo saudável com ótimos cafés saudáveis,principalmente pela manhã.