Com o envelhecimento, é natural que ocorra uma perda de aproximadamente 1% ao ano de colágeno a partir dos 30 anos, tanto em homens como em mulheres.
A queda gradual desta proteína no organismo pode resultar em pele e músculos flácidos, densidade dos ossos reduzida, articulações e ligamentos com menor elasticidade e força motora. A suplementação de colágeno pode ser uma opção para prevenir essas situações e para auxiliar na manutenção e reconstituição dos tecidos do corpo.
Tipos de colágeno
O colágeno é uma classe de proteínas responsável por dar resistência e elasticidade aos tecidos do organismo. Dentre os principais tipos, se destacam:
- Colágeno tipo I: é o tipo mais comum. É encontrado principalmente nas regiões resistentes a tensões, como nos tendões, na pele e nos ossos.
- Colágeno tipo II: presente em regiões resistentes a grandes pressões, como cartilagens e articulações.
- Colágeno tipo III: encontrado em alguns órgãos internos, como na artéria aorta do coração, nos pulmões, no intestino, fígado e útero.
Como otimizar a ingestão de colágeno
De acordo com uma revisão da literatura científica publicada em 2016, o consumo diário de 8 a 12g de colágeno tipo II pode melhorar a articulação do joelho, diminuindo a dor nas articulações e ocasionando alívio do desconforto que pode surgir durante e após as atividades físicas. Além disso, o estudo sugeriu que a suplementação com essa proteína pode bloquear a inflamação e prevenir a degradação das cartilagens.
Para otimizar a ingestão de colágeno, é recomendado consumo de produtos enriquecidos com essa substância. O Piracanjuba Whey, um composto lácteo com 23g de proteínas, sendo 4g de colágeno tipo II é uma ótima opção. De maneira prática e saborosa, ele se torna uma ótima forma de repor as proteínas, amenizar a perda de colágeno dos tecidos e beneficiar as articulações.
Fonte: Piracanjuba
Foto: Image by tirachard on Freepik
Mais sobre o assunto
Piracanjuba > Nutrição/Dicas
Perguntas e respostas sobre PiraWhey
Diabéticos podem consumir PiraWhey? Confira essa e outras perguntas sobre o PiraWhey
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)