Vidas mais longas são uma das maiores conquistas da humanidade. No entanto, não queremos apenas adicionar anos às nossas vidas. Também queremos desfrutar de boa saúde e bem-estar na velhice. Isso é envelhecimento saudável.
Hoje, muitas pessoas em todo o mundo experimentam uma saúde muito pior do que deveriam devido a ambientes desfavoráveis que os impedem de maximizar seus anos posteriores.
À medida que envelhecemos, nossos ambientes físicos e sociais devem nos fornecer os recursos básicos e o suporte necessário para levar uma vida saudável.
O acesso a cuidados de saúde e nutrição adequada, oportunidades de educação e emprego, habitação segura e comunidades solidárias tornam-se as raízes que nutrem o nosso desenvolvimento e bem-estar. Se nosso ambiente não nos sustenta à medida que envelhecemos, nossa saúde declina e lutamos para florescer. Com o tempo, podemos nos tornar desconectados, infelizes e um fardo para os outros.
Década do Envelhecimento Saudável
A ciência e a medicina tem nos proporcionado cada vez mais condições para que isso se torne possível, porém é importante acrescentar vida aos anos, tendo saúde, cuidados físicos e emocionais, para que possamos ter um envelhecimento ativo, participar da sociedade, ter autonomia, mobilidade, acolhimento e felicidade.
Este ano, a ONU declarou a “Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas 2021-2030” (‘UN Decade of Healthy Ageing 2021-2030’, no nome original em inglês), enfatizando a necessidade de órgãos públicos e privados tornarem possível o envelhecimento ativo, com saúde, acessibilidade, cuidados e todas formas de inclusão social para as pessoas 50+ ao redor do mundo, suas famílias e as comunidades em que vivem.
Mudando a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação ao envelhecimento
A Década do Envelhecimento Saudável da ONU (2021–2030) visa dar a todos a oportunidade de acrescentar vida aos anos, onde quer que vivam.
A Década é uma colaboração transformadora de diversos setores e partes interessadas que se concentra em mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação ao envelhecimento; cultivar ambientes amigáveis aos idosos; criando sistemas e serviços de saúde integrados e responsivos; e garantir o acesso a cuidados de longa duração para os idosos que deles necessitem.
Combatendo preconceitos
Ao combater os estereótipos, preconceitos e discriminação baseados na idade, podemos melhorar o desenvolvimento econômico, aproveitar o conhecimento intergeracional e criar sociedades mais equitativas, saudáveis e felizes: um mundo para todas as idades.
Ambientes físicos e sociais amigáveis aos idosos
Ao criar ambientes físicos e sociais amigáveis aos idosos, podemos permitir que os idosos envelheçam com segurança em um lugar adequado para eles, continuem a se desenvolver pessoalmente, sejam incluídos e contribuam para suas comunidades, mantendo sua independência e saúde.
Cuidados integrados
Prestando cuidados integrados, podemos tratar a pessoa e não apenas as suas doenças individuais, para melhor gerir as condições crônicas, manter a capacidade física e mental e prevenir a dependência de cuidados.
Acesso a cuidados de longo prazo
Ao garantir que as pessoas tenham acesso a cuidados de longo prazo quando precisam, podemos garantir que todos tenham os cuidados e o apoio necessários para viver com dignidade e direitos.
Atuando juntos nessas quatro áreas, podemos agregar qualidade à quantidade e dar a todas as pessoas a chance de levar uma vida significativa, independentemente da idade. Juntos, podemos fazer valer cada ano – não pelos números, mas pela forma como vivemos e crescemos no meio.
Viver mais e melhor, com saúde e felicidade
O Portal Terceira Idade realizou, em maio de 2023, uma live em homenagem à Década do Envelhecimento Saudável da ONU.
A live contou com um depoimento exclusivo da Senadora Federal por SP, Mara Gabrilli, que integrou o Comitê da ONU para Direitos das Pessoas com Deficiência, falando sobre envelhecer com dignidade e seu projeto para Cidades Amigas do Idoso no Brasil, além de depoimentos carinhosos dos atores Francisco Cuoco e Beth Goulart. O bate-papo, com vários profissionais de saúde e envelhecimento, contou com a participação ao vivo dos internautas. Assista à live gravada clicando no vídeo abaixo.
Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)
Mais sobre o assunto
Nações Unidas Brasil > Notícias > Década do Envelhecimento Saudável
Assembleia Geral da ONU declara 2021-2030 como Década do Envelhecimento Saudável
As iniciativas empreendidas como parte da Década buscarão mudar a forma como as pessoas pensam, sentem e agem em relação à idade e ao envelhecimento
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)