Já é verão, férias, muito sol, praias e um monte de gatinhos e gatinhas bronzeadas.
Mas há alguma coisa estranha no ar… você já deve ter sentindo nessas ultimas semanas um calor exagerado.
Será que tem algo haver com o famoso efeito estufa? Gases-estufa aprisionam o calor solar na atmosfera terrestre, aquecendo-a. Um fenômeno natural que pode ser agravado pela queima de combustíveis fósseis.
Os gases-estufa estão alterando a atmosfera de uma tal maneira que afetam o clima da terra, provavelmente contribuindo substancialmente para o aquecimento observado nos últimos 50 anos.
A conclusão é de um painel internacional de climatologistas. Uma conclusão mais chocante ainda é que a Terra pode esquentar mais 6 graus até o ano 2100. O Brasil responde por 4% das emissões mundiais de gases-estufa, e dois terços resultam do desmatamento da floresta amazônica.
A consciência ecológica de preservação das reservas naturais do Brasil e do mundo é uma questão cultural e política. O consumismo descontrolado no mundo inteiro está colocando em grande risco os recursos renováveis da Terra, à exemplo dos combustíveis fósseis, florestas e áreas de pesca, poluindo o ambiente local e global.
A preservação do nosso, do seu, meio ambiente começa em casa! Plante uma árvore em sua rua, ou no seu quintal, preserve as praias onde você vai, os rios onde você pesca, não jogue lixo nas ruas.
Pequenas atitudes, somadas, fazem uma grande diferença.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)