Para se praticar qualquer atividade física, deve-se procurar um médico para fazer um check-up, pois, através dos exames, você saberá tanto o seu estado de saúde geral, como também seu nível de condicionamento físico. E, o mais importante, saber qual atividade física o médico irá recomendar para seu instrutor (professor de Educação Física graduado).
Também é importante fazer exames preventivos tais como: níveis de colesterol e triglicérides, medição da pressão arterial, além de outros testes como o ergométrico e o de função pulmonar.
Testes de gordura corporal também são importantes (aplicômetro ou bioimpedância). Estudos comprovam que a gordura corporal acima do ideal pode trazer patologias graves associadas à 3ª idade. Com esses cuidados, a pessoa pode identificar doenças graves, mas que, tratadas desde o início, podem ser superadas.
Para quem não pode pagar um check-up, procure seu médico de confiança ou um clínico geral do seu convênio, ou o SUS.
Muitos idosos questionam ainda como a atividade física pode auxiliá-los. Ela melhora a auto-estima, a velocidade no andar, o equilíbrio e a força para as tarefas do dia-a-dia, auxilia a manutenção ou aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes, artrites e doenças cardíacas, além dos benefícios mentais da atividade, como: concentração, memória e capacidade de decisão.
O tipo de atividade que se deve praticar é uma escolha pessoal. Primeiro deve-se descobrir as atividades que você gosta e que pode praticar (refiro-me ao condicionamento). Apesar de que, se bem orientada, uma senhora de 70 anos pode praticar boxe ou capoeira, porém vai depender de sua vontade, condicionamento, bem como da intensidade da atividade.
Procurar atividades mais corriqueiras dão bons resultados, tais como: andar, caminhar, nadar, hidroginástica, musculação, entre outras. Você também pode praticar 3 ou 4 vezes por semana (2 vezes no mínimo) atividades mais complexas, como: dançar, jogar futebol, praticar artes marciais, entre outras. Mas o importante mesmo é fazer dessa atividade uma rotina, sempre respeitando seus limites para evitar lesões.
Detalhe importante: se, mesmo com a orientação médica, você vier a sentir dores, tonturas ou fraquezas, pare com a atividade e procurar saber o motivo, mesmo que você tenha optado por andar ou caminhar.
Caso não seja sócio de nenhum clube, hoje já existem várias instituições que realizam atividades variadas para a 3ª idade. Você poderá encontrá-las aqui, no nosso portal, além de inúmeras informações sobre atividades físicas, cursos de dança entre outros, notícias, dicas sobre esporte e saúde, e até um mural de trocas e espaço aberto para você escrever sobre o que mais gosta.
Aproveite a 3ª idade para fazer dela uma das melhores idades de sua vida!
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)