Hoje fala-se muito em gordura trans. Desde 1º de agosto de 2006, os produtos industrializados são obrigados a especificar em seus rótulos informações sobre o percentual de gordura trans que têm em sua composição. Mas afinal o que é gordura trans? O que ela causa no organismo?
A indústria transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida (gordura hidrogenada), com o objetivo de melhorar as características dos alimentos, como sabor, consistência, aumentar a validade destes, dar cremosidade aos sorvetes e recheios de biscoitos, etc.
Os seus efeitos são muito nocivos ao nosso organismo. Ela aumenta os níveis de LDL, o mau colesterol que circula no sangue, e também diminui os índices de HDL, o bom colesterol, o que faz aumentar o risco de doenças coronarianas.
Onde encontramos a gordura trans? Nas margarinas, biscoitos recheados, bolos recheados, salgadinhos, batatas fritas, massas, sorvetes, pipocas de microondas, alimentos fast-food, frituras, maioneses, chocolates em barra, etc.
Leia sempre o rótulo dos alimentos industrializados e evite os que contenham óleo ou gordura hidrogenada.
Preste atenção nos alimentos que parecem saudáveis, mas contêm grande quantidade de gordura trans. Procure alimentar-se com produtos mais saudáveis, preferindo sempre os alimentos mais naturais e preparações caseiras, pois, assim, você estará contribuindo para a melhora de sua qualidade de vida.
Consultora de Qualidade em Alimentação (clique aqui para falar com a colunista)