Algumas escolas decidiram levar frutas para sala de aula depois de constatar que muitas crianças não gostam de consumi-las no seu dia-a-dia, mesmo sabendo que elas são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras para o corpo.
A falta de frutas fresquinhas na lancheira resultou em um projeto no Colégio Dom Barreto, de Campinas (SP). Alí, banana, melancia e abacate, por exemplo, passaram por algumas experiências. Foram misturadas com mel, batidas no liqüidificador e viraram sorvete.
Em outro colégio paulistano, o Santo Ivo, fruta foi até motivo de brincadeira. Cada aluno escolhia ser uma fruta: pêra, maçã ou laranja, por exemplo. E ele tinha que pesquisar tudo sobre a fruta. Larissa dos Santos Izabel, 7 anos, pesquisou os nutrientes da manga. “Ela é gostosa e tem vitamina na casca”, diz Larissa, que, assim como outras crianças, precisa comer de três a cinco porções de frutas todos os dias.
Independentemente da falta de variação de frutas na região onde as crianças estudam, nutricionistas afirmam que maçã (rica em fibras), pêra (digerida facilmente), banana (ótima fonte de potássio), laranja e abacaxi (ajuda na digestão) são as que não podem faltar na lancheira. E o ideal é variar o consumo de frutas no seu dia-a-dia.
A maçã fica escura pouco depois de cortada, isso acontece por causa da oxidação, (processo provocado pelo contato com o oxigênio do ar) e quando alguma coisa oxida envelhece mais rápido. Nas frutas, ocorre principalmente a perda de vitamina C. É importante tomar alguns cuidados com sucos e salada de frutas: o indicado é comer ou beber logo depois do preparo.
Não devemos deixar de comer as cascas de algumas frutas, como maçã, pêra ou pêssego, pois elas podem, e devem, ser consumidas. É que as cores das cascas contêm pigmentos antioxidantes (antiferrugem). Assim, uma fruta com casca não oxida por causa dos pigmentos (cores) que têm o poder de proteger as células. Quanto mais cores no seu prato, mais protegido estará seu organismo contra algumas doenças.
Cada planta leva um certo tempo para dar frutos e esse processo pode ser acelerado. Mas é bem melhor consumir as frutas que brotam naturalmente na estação na qual estamos. Geralmente, as frutas da estação passam por menos processos industrializados de amadurecimento e costumam ser mais baratas e mais frescas. Algumas frutas típicas do outono são: caqui, mexerica, pinha e morango.
Antes de saborear a fruta é fundamental que ela tenha sido bem lavada, mas não com escovinhas, que podem estar bem contaminadas por bactérias. O ideal é diluir uma colher de sopa de vinagre em um litro de água e usar essa solução para lavá-las. No caso do morango e da uva, é recomendável deixá-los de molho na solução de água com vinagre de 20 a 30 minutos, por causa dos inseticidas que são usados.
As frutas, como os legumes e verduras, são importantes em qualquer idade.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)