O Esporão de Calcâneo, comumente chamado de “Esporão” é, na verdade, um crescimento ósseo na região dos calcanhares. Inicialmente, provêm de uma inflamação na planta do pé conhecida como fasceíte plantar, essa inflamação pode ocorrer devido à sobrecarga a que os nossos pés são submetidos durante o dia.
É importante saber que, enquanto é apenas fasceíte plantar, o tratamento conservador traz resultados satisfatórios. Agora, se a lesão evoluir para um esporão, as coisas podem ficar mais difíceis, pois o esporão funcionará como uma ponta de lança, machucando a fáscia plantar (planta do pé), não sendo possível retirá-lo sem cirurgia.
Fique atento a alguns fatores podem predispor ao desenvolvimento do esporão:
– Pés planos (chato);
– Salto alto;
– Pés pronados e ou supinados (quando se gasta mais a sola do tênis do lado de fora ou de dentro);
– Prática de esportes sem calçado adequado;
– Encurtamento do músculo gastrocnêmio (músculo da batata da perna).
O diagnóstico da fasceíte é basicamente clínico. Já para confirmar o Esporão, é necessário um exame de Raio X. Vale salientar que, ao perceber o início dos sintomas, deve-se procurar um Ortopedista ou Fisioterapeuta para tratar a lesão na fase inicial, tentando evitar a instalação do Esporão. Quando já instalado, uma palmilha de silicone pode ajudar, mas deve ser prescrita por um profissional que fará uma avaliação do quadro e uma investigação completa para descobrir a causa da inflamação.
Tratar apenas o sintoma com medicamentos não é uma boa escolha. Fique atento e cuide sempre bem de sua saúde.
Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia do Instituto de Ortopedia e Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo (CREFITO: 3 15382) (clique aqui para falar com o colunista)