Cereais são alimentos de origem vegetal, constituídos de grãos. O nome ‘cereal’ deriva de Ceres, deusa grega da agricultura e da colheita.
Arroz, trigo, milho, aveia, centeio e cevada são os principais alimentos dessa classe. Os cereais são excelente fonte de energia, sendo que cada grama fornece 4 kcal, contendo proteínas e vitaminas como tiamina, riboflavina e niacina.
Os cereais do tipo integral, além de fornecerem esses nutrientes, são ainda ricos em fibras, minerais, principalmente o ferro, e possuem também uma maior quantidade de tiamina.
Esses alimentos são deficientes em alguns tipos de aminoácidos, porém essa deficiência pode ser compensada com a combinação de outro alimento, por exemplo, arroz com feijão.
A aveia
Este cereal é rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro e proteínas. A aveia pode ser ingerida sob a forma de flocos, flocos finos, farinha, e como ingrediente de várias preparações que podem ser doces ou salgadas.
A vantagem do consumo de aveia é que ela é fonte de uma fibra solúvel, a pectina, que em contato com a água forma uma espécie de gel que protege a mucosa do trato gastrointestinal, além de possuir uma propriedade que auxilia na redução do colesterol.
Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza (clique aqui para falar com a colunista)