Nos campeonatos de natação, tanto em águas abertas como em piscinas curtas e longas, a categoria Máster chama a atenção por ter participantes de diversas idades.
É bastante comum, em um campeonato dessa categoria, encontrar competidores de 60, 70 e 80 anos, ou até ver um competidor de 50 anos com desempenho semelhante ao de um competidor com 30 anos.
No Brasil, os campeonatos realizados pela FAP (Federação Aquática Paulista), pela APMN (Associação Paulista Máster de Natação), com as travessias em águas abertas, e os JORI (Jogos Regionais do Idoso), são os principais eventos dessa categoria.
Falo sobre as competições em especial, pois servem de ótimo estímulo para a prática de esportes, além de uma ótima oportunidade de sociabilização e entretenimento. Uma atividade competitiva aguça não só os músculos, mas também os instintos!
Benefícios da natação para o corpo (em todas as idades)
A natação trabalha todos os músculos do corpo. Os braços e o tronco são muito solicitados durante as braçadas, e as pernadas trabalham os músculos dos membros inferiores. Essa combinação faz com que músculos como os abdominais e os da coluna lombar e quadril também trabalhem a todo o momento.
Sistema osteomuscular
Além de trabalhar todos os músculos do corpo em vários movimentos, um nadador adquire músculos conhecidos como músculos lentos, que são músculos trabalhados durante atividades aeróbicas, e músculos rápidos, que são trabalhados em atividades de explosão (de impacto). O músculo de um nadador conta com os dois tipos de fibras. Além de ganhar massa magra, o que se traduz em ganho de força, há, também, o aumento da resistência muscular.
Atrito x impacto
O atrito na água é muito maior do que o impacto. Enquanto nadamos, praticamente não existe impacto, pois nenhuma parte do corpo choca-se com uma superfície sólida. Por outro lado, o atrito do corpo com a água é imensamente maior do que o atrito com o ar, o que faz os músculos trabalharem intensamente durante a atividade.
Pesquisadores acreditam que essa característica tem importante participação no baixo índice de lesões, o que permite aos praticantes uma vida útil maior e o tempo gasto com recuperação de lesões muito menor.
Risco cardíaco
Hoje, já é consenso na literatura a relação entre risco cardíaco com a circunferência abdominal. Quando se trabalham muito os músculos abdominais, músculos do quadril, além do membro inferior, a redução da circunferência abdominal é quase certa. Ou seja, você estará reduzindo o risco cardíaco.
Sistema cardiopulmonar
Por ser uma atividade aeróbica, a natação traz muitos benefícios ao sistema cardiopulmonar, entre eles: aumento do consumo máximo de oxigênio, aumento da capacidade pulmonar e melhora na contração e ritmo cardíaco.
Conclusão
Tendo em vista os benefícios mencionados acima, incluindo o baixo índice de lesões, acredito que a natação seja um esporte que preencha os requisitos necessários para considerá-lo um esporte bastante adequado para as pessoas da terceira idade.
Caso você já pratique ou queira praticar natação, leve em consideração a possibilidade de participar das competições da categoria Máster. E não esqueça: uma avaliação médica é sempre indispensável.
Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia do Instituto de Ortopedia e Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo (CREFITO: 3 15382) (clique aqui para falar com o colunista)