De acordo com dados recentes do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já possui hoje cerca de 22 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos.
Com o crescente aumento da qualidade de vida das pessoas no País, registra-se também um crescimento na expectativa de vida da população. Nos tempos atuais, não é mais raridade chegar-se aos oitenta anos de idade gozando de boa saúde e disposição.
De olho nesse segmento do mercado, o dos homens e mulheres da terceira idade, que felizmente só cresce no Brasil, empresas de vários setores pesquisam as suas características e tendências e propõem novas linhas de produtos e serviços para atendê-lo. Tem manifestado significativo interesse nessa fatia do mercado empresas de turismo, lazer, cosméticos, telefonia móvel, produtos financeiros, empreendimentos imobiliários, dentre outras.
A título de exemplo do vigor desse mercado, cito os casos de grandes operadoras de turismo no Brasil, onde os viajantes com mais de 60 anos já representam 60% da demanda dos cruzeiros marítimos, e de fabricantes de cosméticos que hoje desenvolvem, nos seus laboratórios, cremes voltados para senhoras com mais de 60 anos.
Um recente estudo da empresa de pesquisas de mercado Quorum Brasil*, realizado com duzentos entrevistados com idade entre 65 e 75 anos, com diferentes faixas de renda, na cidade de São Paulo, revelou os seguintes hábitos de consumo da terceira idade:
– 19% das despesas dos idosos vão para alimentação;
– 16%, para água, luz, telefone e gás;
– 16%, para planos de saúde;
– 14%, para remédios;
– 11%, para cartões de crédito e financiamentos;
– 11%, para lazer;
– 8%, para moradia;
– 5%, para transporte.
Observa-se, como pode ser facilmente justificado, que uma parcela significativa do orçamento (30%), é comprometida com planos de saúde e remédios. Queira a providência divina e os avanços da ciência que o advento de novos tratamentos médicos, notadamente os baseados em técnicas de engenharia genética, aplicações de células-troco e correlatos, muito em breve criem condições para o declínio desse valor.
Na medida em que cresce o número de homens e mulheres na faixa da terceira idade no Brasil, espera-se também um significativo aumento na oferta de bens e serviços voltados para esse público alvo. Que de fato as empresas consigam realmente traçar um perfil honesto desses “novos” consumidores e que os novos produtos e serviços lançados atendam às suas necessidades com qualidade, segurança e satisfação!
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)