Quando falamos dos “mil gols” no futebol, todo mundo logo se lembra de Pelé. No entanto, não foi só o nosso conhecido craque brasileiro que teve a primazia de chegar aos mil gols em sua carreira. Outros jogadores, do Brasil, e também do exterior, conseguiram esse feito, inclusive alguns o ultrapassaram na contagem geral.
Estréio minha coluna no Portal com uma pesquisa – que me consumiu alguns anos de trabalho – onde procurei reunir o maior número possível de jogadores do mundo todo, principalmente aqueles bastante desconhecidos e pouco divulgados pela imprensa.
Fiz uma viagem virtual pela internet, percorrendo continente por continente, país por país, clube por clube – os principais do mundo. Nessa pesquisa, incluí uma relação completa com 2.448 dos principais artilheiros do futebol mundial de todos os tempos, incluindo jogadores que continuam em atividade e que fizeram acima de 100 gols em toda a carreira futebolística, com os gols feitos pelos jogadores nos clubes e seleções de seus respectivos países, jogos oficiais e reconhecidos pela Federação Internacional de Futebol – FIFA (na sigla em francês: Fédération Internationale de Football Association).
Acredito ser uma pesquisa inédita no mundo, pois não encontrei em nenhum lugar, nem no Google e muito menos no Wikipédia, uma pesquisa que fornecesse tantas informações centralizadas. Fica aí a minha contribuição para os jornalistas esportivos, pesquisadores, amantes do futebol e para aqueles esportistas que gostam de números e estatísticas.
Entre os jogadores do exterior, o maior artilheiro de todos os tempos foi o tcheco Jozef Bican, que era uma “máquina” de fazer gols. Ele fez, em toda a carreira, 1.476 gols, superando em muito a Pelé, que somou, em toda a carreira, 1.281 gols.
Em segundo lugar está o alemão Gerd Müller, jogador brilhante e bastante habilidoso, com 1.461 gols. Logo a seguir, vem o sérvio Slobodan Santrac(1.301), o húngaro Ferénc Puskás (1.176), o polonês Ernest Wilimowski(1.175), o português Eusébio Ferreira (1.137), o iraqueano Aram Karam(1.034), o sérvio Mosa Marjanovic (1.018) e o austríaco Franz Binder(1.006) gols.
Diego Armando Maradona, que – segundo os argentinos – foi melhor que Pelé, fez em toda a carreira apenas 345 gols. Seu compatriota, Lionel Messi(foto), que, aos 25 anos, já fez 330 gols, foi eleito por três vezes consecutivas o melhor jogador do mundo.
Além de Pelé, entre os brasileiros que merecem destaque estão Arthur Friedenreich, que fez 1.329 gols em toda a carreira, Flávio Minuano (1.046), Romário (1.002), Túlio Maravilha (990), Dadá Maravilha (961), Zico (826) e Roberto Dinamite (784) gols.
Confira mais comentários |
Jornalista esportivo, trabalhou nos jornais A Gazeta Esportiva, Popular da Tarde, Diário Popular, Folha da Tarde e Agora São Paulo. Atualmente, coordena o Blog Esportivo do Dressler (clique aqui para falar com o colunista)