Quando pensamos em fazer uma atividade física, buscamos qualidade de vida física e mental. É muito importante ter uma longevidade ativa e saudável para poder fazer o que você gosta, participar do dia a dia da sua família e estar junto com seus amigos.
Muitas vezes, buscamos atividades físicas específicas para a recuperação de algum acidente ou uma dor localizada: fisioterapia, musculação leve, hidroginástica, pilates, entre outras.
“Mexendo o corpo…”
Atividades físicas simples oferecem um ótimo resultado: são mais seguras e prazerosas! Caminhar, nadar ,fazer hidroginástica, dançar, meditar, praticar yoga… O importante é fazer dessa atividade uma rotina, respeitando sempre os seus limites.
Confira as dúvidas mais comuns quando pensamos em “mexer o corpo”:
O que devo fazer para iniciar qualquer atividade física?
Busque saber o seu nível de atividade física, o seu condicionamento, e a sua saúde em geral. Procure um médico ou um instrutor que possa recomendar a atividade física mais adequada para você.
Preciso realizar exames?
Um check-up é bom. Ele é o método mais completo para saber tanto o seu estado de saúde geral como, também, seu nível de condicionamento.
Caminhar ou andar? Qual é a diferença?
Andar é quando passeamos em um shopping, vamos até a padaria… Caminhar é quando você estipula uma distância e anda o percurso no mesmo ritmo, como caminhar no parque, na esteira, na praia ou no quarteirão, sem paradas e de modo contínuo, com tempo determinado.
Uma dica muito importante
Comece sempre devagar! E, caso sinta dores, tonturas, ou fraqueza, interrompa a atividade que você estiver fazendo e procure saber o motivo.
Com certeza, toda atividade física que você fizer vai melhorar sua autoestima, sua velocidade no andar, seu equilíbrio e força para as tarefas do dia a dia, auxiliar a manutenção ou aumento da densidade óssea, ajudar no controle do diabetes, artrite e doenças cardíacas. Sem contar os benefícios mentais, como: concentração, memória e a sua autonomia e capacidade de decisão.
Agora é só começar. Um passo de cada vez!
Fonte: Prof. Silvio Eugenio M. Jr, Bacharel em Educação Física, Personal Trainer para grupos de terceira idade, obesidade e diabéticos
Foto: Image by Freepik
Mais sobre o assunto na internet
Secretaria da Saúde – Estado do Rio de Janeiro > Notícias
Atividade física na terceira idade: cuidado e atenção diferenciada
Antes de se aventurar por aí é preciso que o idoso procure um acompanhamento médico e auxílio de um profissional de educação física
Secretaria da Saúde – Estado do Rio de Janeiro > Notícias
Atividades físicas em locais públicos são boa opção, mas exigem cuidados
É importante buscar locais com quadras, grama, pistas de caminhada ou corrida, faixa de ciclismo e área livre que possa ser adaptada ao esporte ou atividade escolhida
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)