De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), viajantes com mais de 60 anos fizeram pelo menos 18 milhões de viagens no ano passado, um aumento de 11% nos últimos quatro anos. O público com mais de 60 já responde por 15% da carteira de clientes das agências de viagem. Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens, os gostos variam muito e são bem ecléticos, como roteiros culturais, de praia e de compra.
Entre os roteiros culturais da ‘moçada’, destacam-se as viagens de intercâmbio no exterior. A diretora e produtora teatral Elvira Gentil, hoje com 84 anos, é a prova viva de que intercâmbio não é só para os jovens.
“Fiz dois intercâmbios, ambos em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Eu sempre gostei muito de inglês, desde menina, só que eu não tinha condições, nem financeiras, nem tempo… Eu estudava e trabalhava. Depois que me aposentei, que eu fiquei mais tranquila, aí eu falei ‘bom, agora eu vou fazer o inglês, que eu sempre gostei!’. E eu sempre ouvi falar que, pra gente ter domínio da língua, é sempre bom ficar no lugar pra estar junto com os nativos, não é?”, declara Elvira, que já viajou, a passeio, para Portugal, Espanha, França e Itália.
Intercâmbio como opção de turismo
Segundo a vice-presidente do STB (Student Travel Bureau), Santuza Bicalho, a terceira idade tem procurado bastante o intercâmbio. “As pessoas que já se aposentaram, que não estão mais trabalhando, têm uma poupança, já têm um patrimônio construído, e têm tempo. E aí, eles se perguntam ‘o que eu vou fazer agora?’. Para eles, o intercâmbio é uma opção fantástica”, enfatiza.
Elvira ainda pretende fazer um intercâmbio na Inglaterra, mas por enquanto, o plano será adiado devido a um sonho antigo: fazer uma faculdade. “Minha vida não pode parar. O corpo envelhece, sim, mas a mente é jovem, o espírito é jovem. E o que eu aconselho é que as pessoas vão atrás dos sonhos que não conseguiram realizar quando jovens”, desabafa. Assista, acima, à entrevista completa com Dona Elvira, realizada pela Veja.com.
Vídeo: Veja.com / divulgação
Fotos/ilustrações: divulgação
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)