estima-se que 10 milhões de brasileiros apresentem problemas de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária da urina. Trata-se de uma condição bastante comum, que atinge com maior frequência as mulheres, especialmente acima dos 35 anos, ou em fases de gestação e menopausa. Nos homens, pode estar associada a problemas na próstata, não sendo, portanto, unicamente relacionada à idade. Medicamentos, obesidade, estresse e procedimentos cirúrgicos também estão entre os fatores que podem causar incontinência, podendo, comprometer mobilidade, convívio social e auto-estima.
Por isso, é importante ter o diagnóstico correto e, assim, buscar tratamentos e produtos que possam amenizar os desconfortos deste problema, como as fraldas para adultos.
Desde setembro do ano passado, o País conta com mais uma grande empresa no mercado brasileiro de produtos para incontinência: a sueca SCA, que traz ao Brasil a marca de fraldas TENA. “Com a nossa vinda ao Brasil, reforçamos nossa presença na América Latina”, afirma o presidente da empresa na Suécia, Jan Johansson.
Fundada em 1929 como uma holding de 10 empresas suecas da indústria florestal, com sede em Estolcomo, na Suécia, a SCA está presente em mais de 90 países, com cerca de 45.000 funcionários em todo o mundo, atuando nas áreas de higiene pessoal, tecidos de papel, embalagens, papéis para editoração e produtos de madeira.
Dentre as 50 marcas com as quais atua, as mais disseminadas são a TENA, líder de mercado para cuidados de incontinência, e a TORK, de toalhas de papel. A empresa também produz fraldas para bebês, absorventes femininos, papel higiênico e até biocombustíveis.
Segundo Simone Kier, diretora de marketing da SCA no Brasil, os produtos TENA oferecem ajuste perfeito, segurança de absorção, controle de odor, conforto e discrição, o que garante proteção eficaz para todas as situações e, com isso, melhor qualidade de vida aos usuários.
Além de disponibilizar ao mercado dez tipos diferentes de produtos, dentro das linhas TENA Lady, TENA Pants e TENA Slip, a empresa oferece um importante canal de diálogo com consumidores, profissionais da saúde, cuidadores e familiares, por meio do site da marca e programas de relacionamento e apoio a pessoas incontinentes.
“Todo esse esforço busca repetir no Brasil o amplo trabalho feito no exterior para romper o tabu da incontinência. Prioriza-se a transparência de informações, expondo as causas e os tipos de incontinência urinária, além de orientar quanto às formas de prevenção e alternativas para amenizar seus reflexos no cotidiano dos envolvidos. Queremos mostrar ao consumidor que a marca TENA compreende sua preocupação e suas necessidades e oferece produtos de alta qualidade, que permitem o resgate da auto-estima aos seus usuários”, afirma Simone.
Fotos/ilustrações: divulgação
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)