olá, leitores e leitoras do Portal. Meu nome é Thais Cerutti e, a partir de agora, estarei todos os meses com vocês falando sobre alimentação e saúde. Para minha primeira coluna no Portal, escolhi escrever sobre as ervas e plantas medicinais e como prepará-las. Espero que vocês gostem!
O Brasil é um país muito rico em termos de plantas medicinais, por isso, estrangeiros de todas as partes do mundo buscam na nossa terra mudas, sementes, folhas e raízes de plantas medicinais.
A natureza é a farmácia divina, gratuita e sempre disponível a todos nós. Então, por que não usá-la? A saúde se encontra na natureza, muitas vezes esquecida por causa da proliferação de farmácias repletas de drogas que, por interesse financeiro, tentam encobrir as ervas medicinais.
A virtude benéfica das plantas se deve a substâncias estimulantes, calmantes, dissolventes e purificadoras. Mas, para elas produzirem estes efeitos, é preciso que sejam usadas naturalmente, pois, quando são transformadas em laboratório, tirando-lhes seus princípios ativos, tornam-se produtos isolados.
Podemos usá-las em forma de chás, infusão*, decocção*, maceração*, xaropes, banhos, cataplasmas*, pomadas, inalações*, saladas, sopas, entre outras.
E não se esqueça: a primeira forma de cura que o mundo conheceu foi através das ervas!
E, para finalizar minha coluna de estréia no Portal, transcrevo, abaixo, um poema de Rosenir Gonçalves Neves, publicado no ´Livro Xacriabá de Plantas Medicinais – Fonte de Esperança e Mais Saúde´:
“Tudo que Deus criou
Já nasce com seu valor
Não sou contra farmácia,
Nem hospital, nem doutor,
Mas se existissem as reservas
Das matas com suas ervas,
Não existiria assim tanta dor.
Vamos procurar conhecer
As plantas medicinais,
Seguindo um pouco do exemplo
Que deram os nossos pais.
Pra ver se sobra uns trocados,
Pois só com remédio comprado,
A gente não aguenta mais!”
Na minha próxima coluna estarei escrevendo sobre alimentos orgânicos. E, se quiser enviar comentários e sugestões, escreva pra mim. Obrigada.
Fotos: divulgação
*Do dicionário Houaiss:
Infusão: processo de mergulhar em água fervente qualquer substância para dela extrair princípios medicamentosos ou alimentícios
Decocção: processo de extração dos princípios ativos de substância ou planta pela ação de líquido em ebulição
Maceração: extração de certos princípios ativos ou nutritivos de um corpo (esp. de plantas), por imersão em um meio solvente
Cataplasma: papa medicamentosa feita de farinhas, polpas ou pó de raízes e folhas que se aplica sobre alguma parte do corpo dolorida ou inflamada
Inalação: absorção de medicamentos ou drogas por via respiratória
Chef de Cozinha (clique aqui para falar com a colunista)