são poucas as cidades no interior de São Paulo que apresentam, ao mesmo tempo, elevado desenvolvimento urbano, oferecendo uma ampla gama de serviços, lazer, hospedagem, gastronomia e centros de compras.
São José dos Campos comemorou, no dia 27 de julho, 241 anos de vida, demonstrando que é possível ser o maior pólo de pesquisa e produção de ciência e tecnologia do país, sem deixar de lado a qualidade de vida que a cidade oferece aos seus habitantes.
Após a missa solene, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Moacir Silva, e o passeio ciclístico da Solidariedade, a festa na cidade contou com show com a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões.
De aviões exportados para os cinco continentes a satélites que monitoram os recursos naturais do Brasil, a cidade engloba um moderno complexo industrial, incluindo empresas dos setores automobilísticos, farmacêuticos, eletroeletrônicos e telecomunicações.
Como uma localização estratégica entre os dois maiores centros de produção e consumo (São Paulo e Rio de Janeiro), privilegiada pela proximidade a cidades turísticas sendo serra ou litoral, São José dos Campos com mais de 600 mil habitantes consegue ser cosmopolita sem perder características de uma cidade do interior. Todos estes fatores a transformam em um importante centro comercial, bem como toda a região do Vale do Paraíba.
Um pouco de história
Muito antes de sua fundação, por volta de 1590, o território joseense foi inicialmente ocupado por uma fazenda de pecuária criada oficialmente a partir da concessão de sesmarias, a pedido de padres jesuítas. Em 1692, a região aparece com o nome de “Residência do Paraíba do Sul” e em 1696 como “Residência de São José”. Em 27 de julho de 1767 foi formalizada a promoção da Aldeia para Vila de São José do Paraíba. Em 22 de abril de 1864 a Vila foi elevada à categoria de cidade, e, em 1871, recebe a atual denominação de São José dos Campos.
Da cultura cafeeira e de algodão, no século 19, São José dos Campos começa a tornar-se conhecida no início do século 20 pelos seus tratamentos de tuberculose pulmonar, devido às condições climáticas favoráveis da cidade. O processo de industrialização do município toma impulso em 1950, a partir da instalação do Centro Técnico de Aeronáutica-CTA, e também com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, possibilitando assim uma ligação mais rápida entre Rio de Janeiro e São Paulo e cortando a parte urbana de São José dos Campos.
Cultura e lazer
São José dos Campos é uma cidade que, apesar de abrigar uma indústria altamente tecnológica e ter características de um grande centro urbano, oferece parques, museus, cinemas, além de muitos restaurantes e padarias de dar água na boca.
Você pode fazer suas compras nos dois maiores shoppings da cidade, o Shopping Colinas e o Center Vale Shopping.
Mas se você é dos que preferem um passeio tranqüilo, com muita paz e sossego, não deixe de visitar o Parque Vicentina Aranha (foto acima). Próximo à Av. 9 de julho, o parque é ótimo para uma boa caminhada no final da tarde, com muitas árvores e pássaros. Tudo isso em torno do extinto sanatório da cidade, que apresenta um pouco da belíssima arquitetura dos anos 1920.
E se você ficar com fome depois do passeio, uma ótima parada é a Padaria 9 de Julho, a poucos metros do Parque, que oferece pães, doces e lanches deliciosos, com qualidade e bom atendimento (e com preços que você não encontra mais nas cidades grandes).
Assim é São José dos Campos, moderna, tranqüila, com muitas opções de lazer (e com preços muito abaixo do que se imagina). Vale a pena conferir.
O Portal Terceira Idade esteve presente nas comemorações do aniversário da cidade a convite do Mercure Hotel São José dos Campos
Fotos: divulgação
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)