A Páscoa é considerada o dia santo mais importante da religião cristã. Mas por que as pessoas se presenteiam com ovos de chocolate nesta data e falam tanto do “coelhinho da Páscoa”?
A festa é associada à imagem do animal por este ser um símbolo de fertilidade: os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição e renascimento, nada melhor do que coelhos para simbolizar a fertilidade.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.
Em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A introdução do chocolate na Páscoa
Foi com os Maias e os Astecas que o chocolate ganhou status elevado. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados. Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumi-lo isoladamente.
Curiosidade
O mercado nacional de chocolate é maior que o da França e só é superado por Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o consumo médio per capita de chocolate no Brasil é de cerca de 2,4 quilos por habitante.
Receita de Ovos de Páscoa Trufados
Nesta época de Páscoa, nada melhor e mais gostoso do que fazer seus próprios ovos. Veja, abaixo, uma receita fácil de fazer e que, com certeza, vai agradar à toda a família e seus amigos.
Receita: Ivonete Pacheco Da Silva, Consultora de Qualidade em Alimentação e colunista do Portal Terceira Idade
Ingredientes:
200 gramas de chocolate meio amargo
300 gramas de chocolate ao leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de licor de laranja ou conhaque
Raspas de casca de uma laranja
Chocolate em pó
Modo de fazer:
Derreta o chocolate meio amargo, misture bem e vá juntando nessa ordem: o creme de leite, o licor e as raspas de laranja.
Leve a mistura à geladeira por cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando.
3 horas depois, retire da geladeira a mistura e, com a ajuda de uma colher pequena, faça “ovinhos”.
Leve os “ovinhos” à geladeira por mais meia hora.
Derreta o chocolate ao leite. Espete os “ovinhos” com um palitinho e passe no chocolate ao leite derretido.
Envolva os ovinhos trufados com o chocolate em pó.
Espere até que a parte externa endureça e sirva-os decorados em papel celofane.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz. Vamos lembrar e tentar praticar o que Cristo já falava há dois mil anos: caridade, fraternidade e amor ao próximo! Feliz Páscoa a todos!
Foto de capa: Image by Freepik
Foto receita: Image by chandlervid85 on Freepik
Mais sobre o assunto na internet
Wikipédia > Páscoa
Páscoa
Páscoa no Judaísmo, Tradições pagãs na Páscoa, A palavra Páscoa em várias línguas
Brasil Escola > Páscoa
Data da Páscoa
Motivos que tornaram a páscoa uma data móvel da celebração cristã
Psicólogo, Cinéfilo, participa de ONGs em defesa dos animais (clique aqui para falar com o colunista)