
oHaiti se localiza numa área onde a crosta terrestre é muito frágil, de pouca espessura, ficando o País sobre uma falha geológica que sempre trará surpresas a população com terremotos de maior ou menor intensidade.
As construções e obras civis têm que prever e prevenir possíveis acidentes naturais deste tipo. Mas, construções capazes de resistir a abalos sísmicos têm altos custos, podendo chegar ao dobro dos de uma estrutura de uma construção civil comum. Os japoneses optaram por esse tipo de construção civil, por isso, os abalos sísmicos, bastante freqüentes no Japão, há algum tempo não têm causado perdas materiais, muito menos perdas de vidas.
Por motivos óbvios, não podemos comparar o Japão com o Haiti.
O Haiti passa por uma emergência sem precedentes e precisa de construções civis que possam ser construídas com rapidez, mas que representem segurança à população já tão sofrida.
Uma proposta segura e de baixo custo para as construções civis, principalmente as moradias, seria a utilização do aço, utilizando-se para esse fim contêineres* utilizados em transportes de carga.
Como contêineres podem ser adquiridos como sucata, a baixo custo, construções com emprego desse tipo de material podem custar cerca de 10 a 20% do custo de uma construção civil convencional.
Além do baixo custo, a utilização de contêineres na construção civil apresenta uma série de vantagens: são a prova de terremoto, não desabam em hipótese nenhuma; permite a construção de até 3 andares; a construção é rápida e econômica; a arquitetura não precisa ser diferente da construção tradicional; portas e janelas podem ser “recortadas” do próprio contêiner e dispensa fundações.
Resta torcer para que, daqui para diante, governantes de países com grande propensão a terremotos pensem nisso e adotem medidas que possam evitar, ou ao menos diminuir, o impacto desse tipo de catástrofe.
Totus Tuus, Maria
Fotos: divulgação
*Contêiner (no dicionário Houaiss): recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc.; cofre de carga, container

Engenheiro Químico e Especialista em Gestão de Tecnologia Ambiental (o colunista faleceu em 2012) (mensagens enviadas a este colunista serão respondidas pela Redação do Portal Terceira Idade)