ambientalistas falam em poluição ambiental, efeito estufa, derretimento das geleiras, gases tóxicos, destruição da natureza, mas omitem um dos problemas ambientais dos mais sérios: a água produzida durante a queima de combustíveis.
Não há geração de energia térmica com utilização de combustível sem produção de gás carbônico e água.
Quando usamos combustível para obter energia acontece o seguinte:
Ao ser queimado, o combustível produz energia, gases e vapor de água, sendo o gás carbônico o componente principal e de maior concentração.
Outros gases aparecem em pequeníssimas quantidades, resultantes da oxidação do enxofre, cloro, nitrogênio, etc, componentes indesejáveis presentes nas moléculas e misturas formadoras dos combustíveis.
A vapor de água é formado no momento da combustão como resultado da oxidação do hidrogênio, também presente nas moléculas do combustível.
A conclusão é que, toda vez que abastecemos nosso carro, temos a certeza que estamos colaborando para inclusão na atmosfera no mínimo 29,03% a mais de água, ao lado dos 70,97% de gás carbônico, em relação à massa do combustível que está sendo consumido.
Por exemplo: Se colocarmos no tanque de um carro 100 (cem litros) de gasolina, quando o tanque se esvaziar, teremos acrescentado à atmosfera e ao meio ambiente, 29,03 litros de água e 70,97 kg de gás carbônico;
Este raciocínio é válido para qualquer combustível. Esta água permanece na natureza de forma irreversível e permanente.
Como consequência, há um aumento da umidade relativa do ar, maior formação de vapor devido ao aquecimento global (intensificação do efeito estufa), aumento da frequência e intensidade das chuvas, e formação de bolsões térmicos com diferentes temperaturas que ao se chocarem irão desencadear chuvas torrenciais, deslocamento a grande velocidade de massas de ar, provocando, ciclones, tufões, furacões e vendavais, grandes intempéries, degelo, aumento do nível dos mares, e alteração global no clima.
Fica a pergunta no ar: por que será que não se fala a respeito deste assunto?
Totus Tuus, Maria
Fotos/ilustrações: divulgação
Engenheiro Químico e Especialista em Gestão de Tecnologia Ambiental (o colunista faleceu em 2012) (mensagens enviadas a este colunista serão respondidas pela Redação do Portal Terceira Idade)
2 Comentários
Sem dúvidas estamos vivendo as consequências, e pior, segundo teoria abiótica da formação do petróleo, este não irá acabar.
Com certeza, Ademir.
Continue visitando o site Portal Terceira Idade.
Aproveite para conferir nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalterceiraidade
https://www.instagram.com/portal.terceira.idade/
https://www.youtube.com/c/TVPortalTerceiraIdade
Abraços,
Portal Terceira Idade