meio-ambiente é a palavra que mais se fala nos noticiários de todo o planeta. O aquecimento global está rapidamente desestabilizando o clima de todo o mundo. A quantidade limite de dióxido de carbono na atmosfera já foi ultrapassada. E a poluição das águas coloca em risco a viabilidade de podermos contar, num futuro breve, com os recursos hídricos dos nossos rios e oceanos.
Numa iniciativa pioneira de responsabilidade sócio-ambiental, a cidade de Marília, no interior de São Paulo, demonstra sua preocupação com o meio ambiente, lançando a Campanha pela Troca de Óleo, um programa da empresa Óleo e Óleo Empreendimentos Ambientais.
A idéia, simples e prática, consiste em arrecadar o óleo vegetal usado nas residências e, através de um processo de reciclagem, transformá-lo em biodiesel para ser utilizado como combustível.
Os pontos de troca, instalados em supermercados e escolas estaduais, recolherão o óleo vegetal, oferecendo, em troca, uma garrafa pet de 900 ml de óleo novo e um funil para cada quatro litros de óleo usado.
Todo o óleo coletado será então comprado pela Óleo e Óleo, que venderá o produto para a BrasBiodiesel, do Grupo Bertim, de Lins (SP), empresa que fará a reciclagem do óleo usado para biodiesel.
Segundo o diretor da BrasBiodiesel, a campanha, além de estimular e educar a população para a reciclagem e a diminuição da poluição dos rios, contribuirá para a utilização de elementos vegetais na composição do diesel. “O Brasil ainda importa uma boa parte do diesel utilizado no país. A campanha ajudará a economizar milhões de dólares na importação do produto”, destacou.
“A expectativa é de que sejam coletados em média 60 mil litros de óleo sujo em Marília”, afirmou Eduardo Pacheco Calissi, da Óleo e Óleo.
O Portal Terceira Idade participou da cerimônia de lançamento da campanha, na sede da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) do município, no dia 14 de agosto, com a presença do Vice-Prefeito do município, José Ticiano Tóffoli, dos Secretários do Meio-Ambiente, Mário César Vieira Marques e da Indústria e Comércio, Paulo Boechat, e de representantes das entidades que apóiam o programa: FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), SESI, SENAI e SENAC, e da regional da APAS (Associação de Supermercados).
Fotos: Portal Terceira Idade
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)