de fato, o dente terá eterna juventude, se cuidarmos direitinho dele. Na verdade, um dente bem cuidado não envelhece, como acontece com a gente. Se cuidarmos bem dos dentes, eles se manterão bonitos e brilhantes por toda a vida.
Cuidar significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente, por causa da ingestão frequente de alimentos, sem a subsequente e necessária limpeza. Cuidar significa efetuar a higiene adequada, atacando a saliva ácida, que é gerada com a ingestão de alimentos.
Ambiente limpo
Se o dente vive em ambiente limpo, sem placa bacteriana, ele é banhado constantemente pela saliva que, nessas condições favoráveis funciona como uma solução remineralizante natural, porque na saliva existe o cálcio, o fósforo e o flúor – sabidamente substâncias que mantêm o esmalte liso, homogêneo, não apresentando microporosidades.
A cada vez que uma pessoa come e não escova os dentes, logo em seguida, na primeira meia hora, a saliva fica mais ácida. Nesses minutos, há perdas de substâncias minerais – situação que tende a se agravar com a ingestão de alimentos várias vezes ao dia, sem a posterior e imediata limpeza.
Comer várias vezes ao dia…
Vale dizer que, se a pessoa comer várias vezes ao dia e não escovar os dentes em seguida, haverá vários picos de desmineralização e, com o tempo, os dentes vão adquirindo microporosidades que tornam o esmalte opaco, sem brilho, o que favorece o depósito de pigmentos, ocasionando manchas.
Por isso, não é um hábito saudável comer de duas em duas horas, ou viver petiscando. Essa falta de método, além de não ser boa disciplina de dieta, contribui para o dano no esmalte dos dentes, na medida em que causa a ação de uma saliva ácida, caso não se pratique imediatamente a higiene, através da devida escovação.
Fotos: divulgação
Fonte: OdontoCompany
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)