“O cão é o melhor amigo do homem”. O ditado popular mais antigo do mundo é válido em qualquer idade – principalmente, na 3ª idade.
O “Amor não tem raça”, um projeto desenvolvido pela prefeitura de Juiz de Fora (MG), levou cães para visitarem idosos que moram na Fundação João de Freitas, em fevereiro deste ano. Os cães são do Canil Municipal, que é administrado pelo Departamento de Controle Animal, e o encontro foi apoiado por um shopping da cidade.
Pet terapia
O objetivo dos organizadores é mostrar que os animais domésticos se adaptam facilmente ao ambiente e a todas as pessoas, independentemente da idade. No caso dos idosos, podem inclusive ajudar a prevenir e tratar diversas doenças e transtornos.
“O contato com os animais, a partir de 15 minutos, já libera endorfina, serotonina, que traz sensação de bem-estar e isso ajuda os idosos a se sentirem melhor. São muitos benefícios que nós podemos ter com o que chamamos de ‘pet terapia’”, explicou a psicóloga Elisângela Pereira.
A presidente da fundação, Ana Maria Ribero, ressaltou o carinho entre os cães e os idosos. “O animal traz esse aconchego. Eu os vi abraçando, beijando e conversando, como se fossem pessoas, colegas. Isso eu achei muito bonito”, contou.
Assista à reportagem completa, clicando no vídeo acima.
Vídeo: G1 – TV Globo Zona da Mata MG (divulgação)
Mais sobre o assunto na internet
UOL > Folha de S.Paulo > Ciência > Cães e seres humanos
Assim como os bebês, cães usam olhar para despertar amor nos humanos
Uma nova pesquisa sugere que o elo entre um cão e seu dono é forjado, em parte, graças ao mesmo mecanismo bioquímico que fortalece a união entre as mães humanas e seus bebês

Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)