Desde a criação do Portal Terceira Idade, em janeiro de 2006, uma de suas principais campanhas é a luta contra a violência à pessoa idosa no Brasil.
Ao longo de seus17 anos de existência, o Portal busca conscientizar as pessoas sobre este grave problema através de sua campanha “Diga não à violência contra o idoso: denuncie!” (imagem abaixo) que, aliada à atuação de seus advogados especializados em direitos da 3ª idade, recebe e analisa denúncias sobre violência à pessoa idosa vindas de todo o país.
Reconhecimento internacional
Como reconhecimento pelos seus esforços e atividades de conscientização da população brasileira com relação à violência contra a pessoa idosa, a Associação Cidadão Brasil, mantenedora do Portal Terceira Idade, foi eleita representante oficial no Brasil da Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse), órgão criado pela ONU que congrega mais de 100 países na luta contra o abuso à pessoa idosa.
A nomeação foi formalizada em novembro de 2014, em Washington DC (EUA), cidade-sede da organização.
Violência à pessoa idosa: uma violação aos direitos humanos
O INPEA luta há 17 anos contra a violência ao idoso em todo o mundo, tendo criado, em 2006, o Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa (World Elder Abuse Awareness Day), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), comemorado anualmente no dia 15 de junho.
O objetivo principal foi criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a ideia de não aceitá-la como sendo normal, apresentando formas de prevenção. A ONU passou a reconhecer, desde então, que a violência à pessoa idosa é uma violação aos direitos humanos.
No Brasil, o Portal conta com o apoio de diversas entidades do setor, entre elas: Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), MPF (Ministério Público Federal) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Denuncie! Seu relato pode ser anônimo
Se você conhece alguém que está passando por esse tipo de situação na família, ou entre seus amigos e vizinhos, denuncie (seu relato pode ser anônimo).
Envie uma mensagem ao Portal Terceira Idade. Ela será enviada aos nossos advogados, que analisarão o relato para tentarem resolver o problema da melhor maneira possível.
Clique aqui para enviar seu relato (você será redirecionado à página ‘Fale com Advogados’ do Portal Terceira Idade; preencha seus dados pessoais; escolha a opção “Você gostaria de falar sobre > Abuso ou Maus Tratos à pessoa idosa”, escreva sua mensagem e clique em “Enviar”).
Ilustração: Portal Terceira Idade
Vídeo: Ministério da Educação / divulgação
Mais sobre o assunto
ONU – Nações Unidas > ONU News > Perspectiva Global Reportagens Humanas
ONU defende inclusão digital dos idosos e combate a estereótipos
Secretário-geral lembra que idosos ficaram ainda mais isolados com a pandemia e sugere mais apoio ao grupo
ONU – Nações Unidas Brasil > Notícias
Chefe de direitos humanos na ONU faz alerta para proteção dos idosos
“Eles precisam “mais do que nunca” de proteção mais forte para desfrutar plenamente de seus direitos humanos”
EBC – Empresa Brasil de Comunicação > Cidadania > Notícias (áudio disponível)
ONU quer ajuda global para acabar com abusos contra idosos
O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ajuda global para acabar com qualquer tipo de abuso cometido contra idosos
Facebook > INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse (em inglês)
Organização Internacional para Prevenção de Abusos Contra Idosos
Fundada em 2005, a entidade criou o Dia Mundial contra a Violência ao Idoso, comemorado no dia 15 de junho
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)