O envelhecimento é um processo fisiológico natural, ou seja, nós oxidamos. Sim, a palavra é a mesma que utilizamos para o processo de ferrugem dos metais, oxidação. E os vilões, culpados pela oxidação do nosso organismo, são os radicais livres.
Mas o que são esses tão falados radicais livres?
Os radicais livres são moléculas instáveis que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida à outras moléculas de carga positiva, com as quais pode reagir ou oxidar (enferrujar). Essa oxidação pode ser acelerada por fatores externos como hábitos de vida, tabagismo, sedentarismo e estresse, os grandes vilões do envelhecimento precoce.
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos em energia.
O índice de metabolismo basal (IMB) é a energia gasta pelo corpo no descanso para manter as funções normais. Esse trabalho contínuo abrange mais de 60% das calorias que usamos e inclui o batimento cardíaco, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.
Nosso IMB é influenciado por inúmeros fatores, tais como: idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.Por causa da alta percentagem de massa magra no corpo masculino, homens têm geralmente um IMB 10% a 15% mais rápido que as mulheres.
O metabolismo basal fica com um gasto menor, como defesa, quando se faz dieta, por isso a importância de praticar exercícios físicos sempre, principalmente durante a dieta, pois estes aumentam o gasto calórico e, conseqüentemente, não deixam baixar o metabolismo basal.
Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo. E são muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias.
Para diminuir a formação destes radicais livres e aumentar a quantidade de antioxidantes é importante consumir todos os dias alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, B-caroteno e os flavonóides, por serem potentes compostos antioxidante.
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)