A maioria dos médicos sempre recomenda que, para se ter uma boa saúde, é necessário fazer exercícios físicos, caminhadas, boa alimentação – em qualquer idade… Bem, parece que a “moçada” resolveu seguir os bons conselhos em 2014.
Confira, abaixo, alguns recordes alcançados no ano passado, por pessoas de 64 a 104 anos de idade, em vários países do mundo.
Stanislaw Kowalshi:
104 anos, Polônia, Maio/2014
Stanislaw se tornou o homem mais velho da Europa a completar os 100m da corrida da Juventude, em Wroclaw, na Polônia, completando o percurso em 32 segundos e 79 centésimos de segundo (confira o recorde no vídeo acima). Curiosidade: Stanislaw trabalhou desde jovem como agricultor e só começou a correr depois de completar 100 anos.
Robert Marchand: 102 anos, França, Fevereiro/2014
Robert bateu seu próprio recorde, alcançado dois anos antes, aos 100, no velódromo em Paris, numa categoria criada especificamente por causa do ciclista. No primeiro recorde, pedalou 24,25 quilômetros em uma hora. Desta vez, Robert realizou a prova de 26,9 quilômetros em 60 minutos.
Harriette Thompson:
91 anos, EUA, Junho/2014
Harriette havia acabado de vencer um câncer de pele quando conquistou um novo recorde na maratona Rock’nRoll San Diego, em San Diego: 7 horas, 7 minutos e 42 segundos. Ela participa nas provas desde os 76 anos e ajuda a angariar fundos para uma associação que trata pessoas com câncer. O motivo de sua fonte da juventude é simples: “fazer exercício, dormir bem e beber muita água”, afirma. Sobre sua idade, diz que “nunca se é muito velho para começar algo”.
Janette e Alan Murray:
64 e 68 anos, Austrália, Janeiro/2014
O casal correu mais de 15.000 quilômetros ao longo de um ano. Eles iniciaram o projeto Running Raw Around Australia, cujo objetivo era concluir uma maratona por dia em uma dieta vegana*. Janette foi diagnosticada com câncer de mama aos 52 anos. Ela mudou seus hábitos alimentares – que já eram saudáveis. Foram dados seis meses de vida, porém, ela segue saudável após as células cancerígenas desaparecerem de seu corpo.
E vai aí uma dica para a “moçada” normal do dia a dia: não fique chateado se você não está na lista acima… Você pode chegar aos 104 anos – ou mais – fazendo, regularmente, exercícios, caminhadas, e mantendo uma boa alimentação. Lembre-se do ditado: corpo são, mente sã!
*Veganismo: conjunto de práticas éticas que giram em torno dos direitos aos animais. O Vegano não irá consumir nada que envolva a exploração do animal pelo homem, seja como alimento, como produto para a criação de peças do vestuário, seja como cobaia para testes de cosméticos e outros medicamentos.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)