com a chegada das estações mais quentes do ano, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.
No verão, com a transpiração, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais. Por isso, é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.
Em épocas mais quentes, ocorre uma diminuição do metabolismo básico, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia. O ideal é não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação.
Os alimentos indicados no verão são: frutas, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesa a base de frutas. Devem-se evitar alimentos gordurosos e frituras. Quando for escolher sorvetes e picolés, dê preferência aos que são à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos.
A ingestão de líquidos deve ser frequente (água, sucos naturais, chás e água de coco), e isso gera uma dúvida muito comum: tomar ou não líquidos durante as refeições.
A verdade é que sempre é melhor evitá-los nessa ocasião. Porque esse hábito dificulta a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago, e pode causar uma série de desconfortos, como a formação de gases.
Além de tudo, os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os outros alimentos, causando sensação de vazio e levando a pessoa a sentir fome muito rapidamente.
Dica de Refresco:
Suco da Horta
Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de couve-manteiga;
– 1 litro de água;
– 1 xícara (chá) de polpa de maracujá;
– 1 xícara (chá) de açúcar;
– ½ xícara (chá) de suco de limão.
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata tudo com a água.
Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente.
Coe e junte os demais ingredientes.
Sirva bem gelado.
A dica é que esse suco é uma boa fonte de vitamina E, que age como antioxidante.
Fotos/ilustrações: divulgação
Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza (clique aqui para falar com a colunista)