você deve estar curioso para saber que campanha é essa… Pois bem, essa é uma campanha onde a “bola” que você vai passar pra frente é a “bola do bem”.
Sábado passado (01/07/06), depois de assisitir o jogo da Copa no qual o Brasil perdeu para a França, fiquei chateada, como milhões de brasileiros também ficaram. Porém, acho que o mais me chateou foi observar que o maior problema de nossa seleção foi a falta de compasso, de parceria e de tomar uma atitude conjunta, em equipe, num momento de grande tensão e nescessidade.
Depois de ouvir muitas opiniões e críticas sobre o jogo nas ruas, na TV, nos bares, resolvi sentar para tomar um cafézinho e comecei a pensar na vida, no mundo e me perguntei: “Será que o mais importante é ganhar um jogo ou aprender a viver a vida juntos, com sabedoria e parceria, onde todos podem sair ganhando, inclusive eu e você”.
Me lembrei, então, de um filme que eu já havia assistido, “A Corrente do Bem”, um filme no qual um menino de 12 anos cria o seguinte desafio para si e para todos ao seu redor: conseguir fazer para três pessoas, sejam elas quais forem, algo muito especial, algo que elas não conseguriam fazer por si só e, daí pra frente, essas pessoas fariam por mais três pessoas o mesmo, e assim por diante.
Não vou contar o resto do filme, senão perde a graça… Bem, depois que o filme terminou, tive mais uma vez a certeza de que o mais importante não é ganhar ou perder, mas, sim, viver e ajudar aqueles que estão sem rumo a tentarem novamente. Porém não adianta dar o “peixe”e sim a “vara de pescar” e, mais importante, com muito amor, carinho e cuidado.
Que tal experimentar? Observe uma, duas, três ou mais pessoas, as quais você acha que poderia realmente ajudar a viver de verdade.
Passe essa bola pra frente! Depois escreva para o Portal Terceira Idade contando sua experiência e nós iremos fazer uma entrevista com você ou com o sortudo a quem você ajudou.
Experimente, com certeza você vai ter uma ou várias estórias interessantes para vivenciar e nos contar.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)