muitos entendem a terceira idade como uma fase da vida em que não tem condições de realizar nenhuma atividade, ou pensam que já trabalharam demais e agora é hora de não fazer mais nada. Muito pelo contrario, essa é a fase em que você pode realizar coisas que sempre teve vontade, mas que, devido a responsabilidades e deveres adquiridos, não pôde fazê-las.
Cito aqui alguns exemplos de homens e mulheres maduros que foram atrás de seus sonhos.
Benedito Franco Filho, 64 anos, aposentado, hoje pinta e vende cerca de 20 telas por mês e ainda ensina estudantes a montarem presépios. Mas para que isso acontecesse, Benedito teve que passar por um momento difícil. Em 2003, quando estava internado na UTI de um hospital, sua mulher, Marlene, foi quem o inscreveu para o concurso de Talentos da Maturidade. Quando recebeu alta, teve três dias para pintar um quadro e nunca mais parou.
Ana Marta Smith Correa Orlando, 60 anos, promotora aposentada, abordava menores infratores para aplicar a Lei. Quando se aposentou, teve oportunidade de conhecer vários países, mas chegou a conclusão de que a sua vida estava sem graça. Neste ano, está terminando sua pós-graduação em Pedagogia e já tem projetos. Com seus conhecimentos jurídicos e pedagógicos em breve vai se aproximar de adolescentes para ensinar e ajudar como voluntária em uma ONG, percorrendo regiões da periferia.
Aproveite, se você ainda não experimentou praticar ou aprender algo que você sempre quis fazer, faça! Nunca é tarde, ou melhor, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Mantenha sua saúde física e mental e, se possível, ajude a manter a dos outros também.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)